Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
29/03/2019  

Simpósio Mercados de proteção e governança da segurança

Agência UEL

O 1º Simpósio Mercados de Proteção e Governança da Segurança, que será realizado de 12 a 14 de junho, no Campus Universitário, visa reunir especialistas de diversas áreas, com o objetivo de debater o papel de atores não-estatais na promoção da segurança na sociedade contemporânea.

O Simpósio é promovido pelo Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Sociais e ao Programa de Pós-graduação em Sociologia da UEL, coordenado pelo professor Cleber da Silva Lopes, do Departamento de Ciências Sociais.

O professor, que também é coordenador geral do Simpósio, explica que o evento será interdisciplinar, com convidados especialistas das áreas de antropologia, ciência política, criminologia, relações internacionais e sociologia, que vão guiar as discussões sobre segurança e as respectivas ramificações.

Conforme aponta o professor, no Brasil há muitos estudos sobre atores estatais voltados à segurança pública, no entanto, pouca atenção se dá aos atores não-estatais. "Queremos liderar essa agenda de pesquisa nacional e ser referência com projeção internacional, quando o assunto for a ação de atores não estatais engajados na governança da segurança", pontua o professor. O evento, segundo ele, também traz aspectos relacionados à privatização da segurança e a participação da comunidade e do mercado no setor.

Cleber da Silva Lopes explica que no Brasil existem mais profissionais de segurança privada, que vendem serviços de proteção, do que profissionais de segurança pública. Sobre o Simpósio, o professor ressalta que "é uma agenda de pesquisa muito relevante de ser debatida porque o processo de privatização da segurança anda a passos largos. É muito importante entender como esses atores atuam na sociedade e as consequências dessa atuação para as liberdades individuais e aos direitos fundamentais".

Programação - Mesas de debate, minicursos e Grupos de Trabalhos serão ministrados pelos convidados. Entre os destaques está o convidado que fará a conferência de abertura, o professor Conor O'Reilly, da Universidade de Leeds (Reino Unido). Ele vai discutir o papel de empresas transnacionais que atuam na área de consultoria em segurança.

O professor explica que o foco é a promoção de um evento essencialmente acadêmico, com debates sobre resultados de pesquisas relacionados ao tema. Estudantes da graduação (inscrição somente junto com o orientador) e pós-graduação podem submeter trabalhos até o dia 21 de abril, no endereço Seminário/Governança.

LEGS - O Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança foi criado em 2014, com o objetivo de realizar estudos sobre o modo como a segurança é produzida nas sociedades contemporâneas. É coordenado pelo professor Cleber da Silva Lopes e formado por pesquisadores externos e alunos vinculados a cursos de graduação da Universidade, que também farão parte do Simpósio com apresentações em Grupos de Trabalhos (GT).

Confira a programação completa do evento no endereço Simpósio/Governança.


rodapé da notícia

  16h27 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h51 10/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Gênero cômico faz parte do ensino de Artes Cênicas

Compostos são alternativas para tratar a Leishmanios

Síndrome associada à Doença de Chagas tem alto índic

Projeto auxilia crianças a superar dificuldades moto
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br