Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

27/03/2019

Pronto Atendimento Psicológico atende casos de emergência

A Clínica Psicológica, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), conta com o serviço do Pronto Atendimento Psicológico, que atende casos de emergência, durante a semana em horários diferenciados. Os atendimentos são destinados a pessoas acima de 18 anos, das comunidades interna e externa da Universidade.

Coordenado pela professora Maíra Bonafé Sei, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, o serviço, que é um projeto de extensão que teve início em 2015, já acumula mais de 400 atendimentos. Tem a finalidade de reduzir a lista de espera dos atendimentos feitos pela Clínica Psicológica.

O Pronto Atendimento Psicológico é uma modalidade ainda nova no Brasil, que tem como referências a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal da Bahia, com a proposta de atendimentos pontuais, situações emergenciais, que na maioria das vezes não necessitam de acompanhamento contínuo.

Colaboradora e supervisora do Pronto Atendimento Psicológico, professora Selmara Merlo Londero

A professora Selmara Merlo Londero, do Departamento de Psicologia e Psicanálise, é colaboradora do Pronto Atendimento Psicológico desde 2018. Ela supervisora e orienta os estagiários que atuam no serviço. Ela explica que o objetivo é que seja feito apenas um atendimento e, dependendo do caso, o paciente seja encaminhado para acompanhamento médico.

Ainda segundo a professora, as principais ocorrências que chegam aos plantões são momentos de sofrimento intenso, como conflitos por morar longe da família, angústia ligada à vida acadêmica, ansiedade, estado depressivo e ideações suicidas.

Vale ressaltar que não há priorização nos atendimentos. Como explica a professora, por não ter necessidade de agendamento, dentro dos horários disponíveis, todas as pessoas que procuram o serviço são atendidas.

Prática Acadêmica - Os alunos do curso de Psicologia, do CCB, atuam no projeto de extensão a partir do terceiro ano da graduação, apenas acompanhando as discussões da orientação, sem contato direto com os pacientes. Já os estudantes do quarto e quinto anos assumem o atendimento junto ao Pronto Atendimento Psicológico, uma vez que eles já frequentaram as disciplinas que dão suporte para o atendimento clínico específico.

Na avaliação da professora Selmara Merlo Londero, além de adquirirem experiência com a escuta clínica, os estudantes lidam com atendimentos específicos desde a graduação, o que contribui para a formação profissional, além de poderem discutir e entender a dinâmica com orientação. Os casos do Pronto Atendimento são levantados durante a supervisão, no entanto, as pessoas que procuram essa assistência não são nomeadas.

Clínica Psicológica fica no Centro de Ciências Biológicas (CCB)

Serviço - Os horários de atendimento do Pronto Atendimento Psicológico são de segunda-feira a sexta-feira, do meio dia às 14 horas. Na quarta-feira, o atendimento é integral, das oito da manhã às 18 horas, e somente às segundas-feiras, a Clínica oferece atendimento noturno, das 18 às 20 horas.

14h29 09/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h13 08/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h15 05/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)