Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

22/03/2019

Professor da UEL coordena Seminário sobre piscicultura na Expolondrina 2019

O professor Nelson Mauricio Lopera Barrero, do Departamento de Zootecnia, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), vai coordenar durante a Expo Londrina 2019 o "18º Seminário Estadual de Aquicultura - Piscicultura: novos caminhos e perspectivas", que será realizado dia 9 de abril, das 8 às 11 horas, no Auditório José Garcia Molina. Também terá a "Unidade Didática Expositiva de Aquicultura", da Fazendinha. Inscrições no dia do evento

Serão debatidos temas ligados à cadeia produtiva da Piscicultura e as diferentes ramificações do setor. Os eventos, que compõem a grade técnica da Feira, têm apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da Associação Norte Paranaense de Aquicultores (Anpaqui).

Pesquisa - Setores da UEL investem em pesquisas e estudos sobre o tema. São os casos do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Aquicultura e Genética (NEPAG) e o Laboratório de Bacteriologia em Peixes (LABBEP), do Centro de Ciências Agrária (CCA).

Como explica o professor Nelson Mauricio, as atividades desenvolvidas estimulam a cadeia produtiva, pois os setores possuem laboratórios que viabilizam projetos de pesquisa, ensino e extensão, voltados para auxiliar produtores com soluções de manejo produtivo, nutricional, genético e prevenção de controle de doenças em diversas espécies de peixes.

A piscicultura é o ramo da aquicultura que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos, cujo crescimento só aumenta a cada ano no Brasil. O próprio Paraná é o primeiro no ranking de produção de tilápia, atividade relevante na produção de empregos e renda para diversas regiões. Além da produção de peixes ornamentais, em que produtores do estado fornecem animais para a região e para outros estados. Na Unidade exposta na Fazendinha, serão disponibilizadas ao público diversas tecnologias e novidades do setor, como espécies de peixes, equipamentos e insumos.