Agência UEL de Notícias
    Londrina, Domingo, 19 de Maio de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
21/03/2019  

Laboratório apóia desenvolvimento de pesquisas ligadas ao setor agropecuário

Agência UEL

Setor é compartilhado por diferentes pesquisadores e grupos de pesquisa

O Laboratório de Apoio à Pesquisa Agropecuária (LAPA) dispõe de ampla variedade de equipamentos, chamados de multiusuários. O LAPA integra a estrutura da Central Multiusuária de Laboratórios de Pesquisa da UEL (CMLP), sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG).

O espaço é compartilhado por diferentes integrantes de linhas e grupos de pesquisa dos Departamentos e Programas de Pós-Graduação da UEL. Abriga trabalhos desenvolvidos em parceria com outras Instituições, com foco na prestação de serviços à comunidade externa.

Inaugurado em 2006, o LAPA atende diversos cursos de graduação e pós-graduação, ligados às áreas de Biologia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Agronomia, entre outros. Segundo a coordenadora do LAPA, professora Suzana Lucy Nixdorf, do Departamento de Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE), a prestação de serviços é direcionada a pesquisas para integrantes da Universidade ou da comunidade externa.

O laboratório conta ainda com estagiários, que realizam análises sob supervisão de professores, além de pesquisas relacionadas às atividades do próprio espaço. "Basicamente a técnica mais procurada por todos os cursos é a cromatografia, que faz a separação de compostos".

A técnica faz o perfil e decodifica os compostos, de acordo com os padrões existes no Laboratório, que, por exemplo, colaboram na detecção de fraudes em alimentos como leite, café e azeite. A professora é responsável pela orientação de estudantes de graduação em química na Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso, na pós-graduação como orientadora de mestrado e doutorado em Química da UEL.

Laboratório mantém pesquisas com ênfase nas áreas de instrumentação analítica e técnicas de separação

Atualmente, o Laboratório mantém pesquisas com ênfase nas áreas de instrumentação analítica e técnicas de separação, como cromatografia líquida de alta eficiência. De acordo com Nixdorf, os serviços prestados são análises e preparo de amostras direcionadas para a cromatografia líquida de alta eficiência e infra vermelho próximo. Eles são voltados principalmente para a instrumentação e desenvolvimento de metodologias analíticas, análises físico-químicas de alimentos, fármacos e fitofármacos, amostras biológicas e de meio ambiente.

Também atua junto ao LAPA a professora Maria Josefa Santos Yabe, também do Departamento de Química, com ênfase em análise de traços e química ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais, sedimento, solo, águas superficiais, sorção de metais, parâmetros físico-químicos, complexação, modelagem matemática dos processos de sorção e dessorção e modelagem sobre o transporte de metais em sistemas aquáticos. O setor conta ainda com o técnico João Pereira dos Santos.

Mais informações pelo e-mail lapauel@hotmail.com ou pelo telefone (43) 3371-4880.


rodapé da notícia

  14h02 09/05/24 - REVISTA DO MEIO-DIA (UEL FM)
  14h01 08/05/24 - REVISTA DO MEIO-DIA (UEL FM)
  15h09 07/05/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h09 06/05/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h08 02/05/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br