Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2019 -  Busca

20/03/2019

Estatística para psicólogos

José de Arimathéia

Projeto de Ensino elabora material didático de Estatística mais interessante e prazeroso para alunos do curso de Psicologia

"A Estatística ajuda a validar instrumentos de pesquisa. Por isso é importante que o psicólogo tenha uma boa base", explica a professora Vanderli Marino Melem

Era 2014 a docente Vanderli Marino Melem (Departamento de Estatística), já com experiência em ministrar disciplinas de Estatística para outros cursos de graduação, como Matemática e Engenharia Elétrica, assumiu uma disciplina de 120 horas no primeiro ano de Psicologia. Começou então a utilizar materiais e métodos já existentes, mas percebeu que os exemplos dados em sala de aula eram pouco ligados à área do curso e não despertavam o entusiasmo e interesse que ela esperava, o que é um problema, considerando a importância do estudo da Estatística no curso de Psicologia.

O Departamento de Estatística possui projeto de extensão que presta assessoria estatística a grande quantidade de cursos de graduação e pós-graduação da UEL há cerca de 25 anos (além da comunidade externa), do qual a professora faz parte e há muita experiência e know how disponíveis. Assim, surgiu a ideia de formular um projeto de ensino, intitulado "Estatística na Psicologia: aulas prazerosas", em execução desde 2016. Vanderli seguiu um percurso natural para desenvolver seu projeto: começou a estudar, leu artigos e livros de estudos de Psicologia que usavam Estatística e a formar um acervo de exemplos e casos direcionados aos alunos, sem deixar de lado os fundamentos teóricos de sua própria área, igualmente imprescindíveis. Também realizou diversos encontros e reuniões com o corpo docente e membros do Colegiado do curso de Psicologia para o melhor desenvolvimento do projeto.

Um agravante considerado pela professora para o desinteresse dos alunos é o fato de a disciplina de Estatística pertencer ao primeiro ano do curso de Psicologia, "apavorando" alguns dos alunos logo no primeiro dia de aula. Por isso, na reforma curricular que o curso promoveu, ela sugeriu que a Estatística passasse para o segundo ano e a mudança ocorre já para a turma ingressante em 2019.

Vanderli observa que é preciso entusiasmar a turma (são duas turmas de 40 alunos) e mostrar como a Estatística é importante e será uma ferramenta muito útil não só ao futuro profissional, mas também ao estudante de Psicologia, que vai se deparar frequentemente com estudos que a utilizaram. "A Estatística ajuda a validar instrumentos de pesquisa. Por isso é importante que o psicólogo tenha uma boa base", acrescenta a coordenadora do projeto. Segundo ela, a importância da Estatística na Psicologia requer que o professor disponha de material didático e exemplos que envolvam os alunos, com análises utilizadas nas produções científicas da área.

EXEMPLOS

Vanderli exemplifica que na Psicologia há as chamadas "variáveis latentes", ou seja, não diretamente observáveis. Por exemplo: como se quantifica um nível de atenção concentrada?

A área também utiliza muito a estatística não paramétrica, ou seja, em que não cabem cálculos de média e desvio padrão. Por exemplo: se estudarmos a análise comportamental utilizando a frequência de um dado comportamento, não há que se falar em média desse comportamento.

Em sala de aula, há anos a professora tem proposto trabalhos em que os próprios alunos pesquisam as duas áreas. Em um deles, os alunos devem levantar artigos de Psicologia nos quais a Estatística foi utilizada para discutir em sala de aula, interpretar os dados e trocar informações. "Muitos bons estudos apareceram e muitos alunos se interessaram em aprofundar o conhecimento", revela Vanderli.

Todos estes artigos levantados não foram descartados. Eles foram reunidos e separados por área pela professora, e passam pelos alunos participantes do projeto (bolsistas), que os organizam para que façam parte do material didático do projeto. A partir desta e de outras fontes, o projeto tem, como parte de sua disseminação, uma apostila impressa para dar suporte à disciplina constantemente atualizada, tendo já várias versões e uma nova está por sair.

Outra atividade do projeto é pesquisar, disponibilizar e usar programas de computador para uso do ferramental estatístico. O problema, segundo a professora, é que por causa da falta de recursos financeiros, usam-se apenas softwares livres e assim, nem todos os disponíveis são os melhores. Alguns desses softwares utilizados pelo projeto são o BioEstat 5.3 e as planilhas do LibreOffice Calc e BROffice Calc. Alunos colaboradores do projeto produziram um guia para uso das planilhas para tabulação de dados, construção de tabelas e gráficos em Psicologia.

A professora Vanderli afirma que o projeto de ensino tem dado muito bons resultados e um dos sinais disso é que os professores de outras disciplinas do curso de Psicologia vêm até ela para comentar e aprovar a iniciativa, criando interação maior com o corpo docente do curso. "O objetivo do projeto é fazer com que haja prazer em ministrar e assistir à aula. Quero que o aluno se sinta bem e frequente a disciplina não pela necessidade de presença, mas porque se sinta atraído por ela", finaliza a professora.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.390. Confira a edição completa:

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores