Londrina, Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019 -  Busca

20/03/2019

Um café gelado, por favor!

José de Arimathéia

Projeto incentiva e estuda a viabilidade do consumo da bebida gelada entre a população jovem de 15 a 24 anos

Produto com paladar agradável à faixa etária e embalagem atraente é desenvolvido em pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e tem o segundo maior público consumidor da bebida. Porém, diferente de outros países, os jovens não ajudam a engrossar esta segunda estatística. Além disso, de forma geral, brasileiros não tomam café gelado. Pensando nisso, o mestrando João Leonardo Violin, orientado pela professora Marta de Toledo Benassi (Departamento de Ciências e Tecnologia de Alimentos), trabalha numa pesquisa dentro do Programa de Pós- Graduação da área com o objetivo de desenvolver uma bebida gelada de café, agradável ao paladar e viável do ponto de vista mercadológico, com especial atenção à embalagem. Cabe lembrar que, na literatura da área, não foram encontrados ainda trabalhos com caracterização físico - química ou aceitação do produto café gelado.

João encontrou parte de seu público alvo no Instituto Federal do Paraná de Jacarezinho, onde é professor desde 2017, e parte entre colegas da UEL. Delimitou, metodologicamente, a faixa etária de 15 a 24 anos, seguiu protocolos específicos de participação de sujeitos em pesquisa e adotou a técnica de grupo focal, um método qualitativo que permite que os sujeitos pesquisados se expressem e mostrem pontos de vista individuais, coletivos e de subgrupos, eventualmente.

No grupo focal, os jovens - todos voluntários - foram estimulados a falar da possibilidade e viabilidade de tomar café gelado, assim como discutiram o que a embalagem desse produto deve ter para ser mais atraente ao público jovem. No primeiro momento, havia jovens consumidores e não consumidores de café, mesmo quente, num total de 70 pessoas. A partir dos dados levantados ali, João tratou de desenvolver um produto com paladar agradável à faixa etária, com embalagem igualmente atraente.

Além da pesquisa teórica e análises físico-químicas do café para chegar ao sabor desejado, João fez análise sensorial com os jovens voluntários, que avaliaram produto e embalagem propostos, bem como o preço sugerido.

Para João Leonardo Violin, esta seria a "porta de entrada" dos jovens para o consumo de bebidas e outros produtos com café

APROVADO

O resultado foi que os voluntários, ainda que estranhando o café frio, acenaram com a possibilidade de consumir a bebida. Mesmo quem não gostava de café acabou aprovando a ideia. E foram muitas as sugestões apresentadas.

Quanto à embalagem, por exemplo, foi escolhida uma de cores marrom e preto, que remetem ao grão e à bebida, respectivamente. A imagem da xícara foi rejeitada, pois lembra a bebida quente. Uma explicação sobre o preparo também deve constar, de acordo com os pesquisados. O produto pode ser coado, espresso ou solúvel. João desenvolveu embalagem em lata, material que tem aspecto tradicional, afetivo, além de prático. O preço também não assustou - ficou mais barato que um refrigerante. Segundo o pesquisador, seria a "porta de entrada" dos jovens para o consumo de bebidas e outros produtos com café.

Esta etapa já rendeu a João e sua orientadora a publicação de artigo científico.

Numa segunda fase, mais de 100 voluntários experimentaram o café feito quente e frio, puro, sem açúcar, conjugando intervalos de tempo e diferentes temperaturas, a fim de chegar ao ponto desejado. Diferentes concentrações também foram testadas, até padronizar na proporção 1/10 (café/água). Novamente, a expectativa em relação à embalagem foi grande, mas a reação foi igualmente positiva.

A terceira etapa da pesquisa teve três momentos. O primeiro foi a degustação às cegas, ou seja, o café foi servido, em copo de isopor, sem que o voluntário visse a embalagem. O segundo momento, dias depois, consistiu em apresentar somente a embalagem, à qual o voluntário dava uma nota de zero a 10. No terceiro momento, o voluntário recebeu ambos - bebida e embalagem - para atribuir nota.

Mais uma vez os produtos foram aprovados, e a conclusão é de que eles são viáveis, em termos de mercado. Frio ou quente, embora diferentes, não apresentaram significativa diferença de aceitação.

AVANÇOS

A professora Marta Benassi lembra que há grande número de pesquisas sérias e consolidadas que atestam os benefícios do café para a saúde humana, e que um novo produto, desenvolvido em pesquisa, como esta, torna-se mais uma boa opção. Dali para novos produtos, como a opção café solúvel, seria um curto passo.

A orientadora da pesquisa também disse que as pesquisas continuam avançando: outra mestranda, na mesma linha, estuda a extração e efeitos sensoriais em duas qualidades de café. Trata-se de uma pesquisa que utiliza café que vem da Amazônia e tem parceria com a Embrapa/ Rondônia.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.390. Confira a edição completa:

11h25 Inovatec.CCE promove inovação na área de negócio e serviços
  09h28 Renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  09h16 Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina
  09h11 Curso para servidores ensina Ferramentas Google para Escritório
  08h17 Laboratório de Performance apresenta concerto de piano e sax
  08h07 Proppg divulga nova etapa de seleção para bolsas de Iniciação Científica
  15h38 Estudantes de Artes Visuais realizam exposição sobre Arte Barroca
  16h13 Projeto Seda Brasil representa UEL na Expo Japão 2019
  14h18 Maioria de trabalhos selecionados em Mostra de Pesquisas é da UEL
  17h10 35ª Semana de Geografia: inscrições abertas
  08h09 Jornada debate impactos de intercâmbio entre Brasil e Argentina