Londrina, Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021 -  Busca

19/03/2019

Ações do NEAB fortalecem debate sobre discriminação racial

Reunião na sede do NEAB

A equipe do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) promoveu na última segunda-feira (18) reunião da Plenária de Mulheres Negras de Londrina e região. O objetivo foi apresentar o espaço e o trabalho desenvolvido pelo NEAB, além de estabelecer relação de cooperação científica e social entre as diversas lideranças negras.

Outra proposta da iniciativa é buscar ações de fomento e fortalecimento para o ano de 2019, principalmente junto a mulheres negras de Londrina e região. A ideia é somar esforços na luta pelo combate ao preconceito, discriminação racial e racismo.

A atividade contou com a presença da gestora municipal da Promoção da Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, da presidente do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Cambé, Rosiane de Souza, da representante do coletivo Luiza Mahin, Poliana Santos, da secretária da Comissão de Igualdade Racial da OAB, de Larissa Ferraz, da representante da Secretaria do Conselho da Igualdade Racial de Cambé, Alexsandra Coudeiro, e da professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio Procópio, Daniele Costa.

A Plenária de Mulheres Negras de Londrina e região é formada por um grupo de mulheres preocupadas com o feminicídio e juventicídio. O objetivo do coletivo é debater a situação de violência contra o negro na região norte do Paraná, visando reivindicar junto aos organismos de governo, respostas e soluções para os casos de violência que afeta a comunidade negra.

GT - Já na manhã de ontem, terça-feira (19), o Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo de Londrina (GT), coordenado pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais da Comarca, realizou reunião na sede do NEAB. Criado há seis anos, o GT conta com membros do Ministério Público, NEAB, UEL, Núcleo Regional de Educação, Secretaria Municipal da Educação, Movimento Negro, Conselho da Igualdade Racial, e demais envolvidos.

14h14 16/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  15h27 15/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  13h10 14/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h11 13/09/21 Revista do Meio-Dia (UEL FM)