Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

19/03/2019

Administração recebe integrantes do projeto Casa da Tolerância

Reunião tratou da livre manifestação de ideias

Membros do projeto de extensão Casa da Tolerância estiveram nesta terça-feira (19), no Gabinete da Reitoria, para pedir apoio para ações que motivem a reflexão e o respeito à pluralidade de opiniões na Universidade. A iniciativa conta com a participação de estudantes de graduação, de pós-graduação e de membros da comunidade externa.

"Estamos incentivando toda a comunidade universitária a se manifestar. Não há motivos para receio ou medo. Não podemos aceitar atitudes que nos impeçam de se manifestar", definiu o coordenador do projeto, professor Gabriel Giannattasio, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).

No material de divulgação distribuído pelos integrantes, eles defendem que a Universidade é espaço privilegiado de tolerância, sendo palco de diálogo e campo livre de manifestação de ideias, abertas a todas as tradições intelectuais e culturais, congregando pontos de vista divergentes.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirmou que existe um esforço da administração para fortalecer a Universidade como território do livre pensar. Exemplo concreto foi a campanha desenvolvida para a recepção aos ingressantes no início do ano letivo de 2019. De acordo com o reitor, esta cultura de respeito pode ser aprimorada a partir da valorização do debate com pessoas diferentes, que, obviamente, têm pontos de vista divergentes.

Participaram da reunião, além do reitor, o vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini Barbosa, a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade, Mara Solange Gomes Dellaroza, a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas, o assessor de gabinete da reitoria, professor Alberto Gonzáles, além dos estudantes de graduação e pós-graduação e membros da comunidade interna que integram o projeto de extensão.