Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2019 -  Busca

15/03/2019

Museu Histórico abre Exposição sobre vida e obra do paranaense Paulo Leminski

Exposição fica aberta até 30 de junho

Londrina é a 10ª cidade brasileira a receber a exposição Múltiplo Leminski, aberta oficialmente ontem, quinta-feira (14) à noite, e que pretende reverberar a extensa produção de um dos maiores poetas paranaenses, consagrado também nas áreas da crítica literária, música, tradução e criação publicitária. A exposição sobre Paulo Leminski pode ser vista até 30 de junho, na ala de mostra temporária do Museu Histórico Padre Carlos Weiss da UEL. A visitação está aberta de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos domingos, das 13h30 às 17 horas.

A exposição ocupa 230 metros quadrados, reunindo mais de mil itens pessoais, desde produções rascunhadas em guardanapos, laudas datilografadas, quadros, uma coleção de dicionários, livros publicados e até discos que trazem letras de Leminski gravadas por grandes nomes da MPB.

A abertura oficial reuniu convidados, autoridades e a família do poeta, que completaria 75 anos em 2019. Curiosamente a mostra foi aberta em Londrina no dia da poesia. Uma das filhas, Áurea Leminski, lembrou que a iniciativa teve começou em 2012, tendo sido prestigiada por um público de 1 milhão de pessoas.

Ela explicou que o trabalho de compilação de todo o material exigiu pesquisa e dedicação de vários membros da família, que se dividiram para tornar a exposição realidade. Estrela Leminski, outra filha, é a curadora da mostra, enquanto Alice Ruiz (que foi casada com Paulo Leminski) responde pela editoração. Para a diretora do Museu Histórico, professora Edmeia Ribeiro, sediar a mostra representa uma oportunidade para oferecer ao grande público informação e entretenimento de qualidade, considerando uma atração que emocionou inúmeros admiradores de Leminski. A exposição já passou por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá.

Familiares do poeta e convidados estiveram na abertura oficial, no Museu Histórico/UEL

Para o secretário municipal de cultura de Londrina, Caio Cesaro, o local não poderia ser mais adequado. Um prédio histórico, que representou a segunda estação ferroviária da cidade, construído na década de 1940 e que foi adequado para abrigar, posteriormente, o Museu Histórico.

Roteiro - Dividida em diversos espaços cênicos e instalações que pretendem revelar a multiplicidade do artista, a exposição apresenta ainda uma galeria de grafites produzidos nas edições anteriores, além de uma nova obra assinada por artistas locais. A Múltiplo Leminski foi aprovada no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, com apoio da Universidade Estadual de Londrina, Copel e Secretaria de Cultura de Londrina.

Atividades paralelas

Visita Guiada - 11/05/2019, às 15h, com Alice Ruiz

Mostra audiovisual - de 23 de março a 23 de junho - aos sábados e domingos, às 16 horas.

Palestra "Leminski: roteiro de uma vida e obra", com Rodrigo Garcia Lopes. Dia 24 de abril, às 19h30, no Anfiteatro Maior do CCH (UEL).

Trovadores do Miocárdio (declamação de poesia), dia 29 de junho, às 21 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Avenida Artur Thomas, 342.

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores