Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

13/03/2019

UEL organiza eventos técnicos durante a Expolondrina 2019

UEL presente na tradicional Expo Londrina

Mais de 100 professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de cinco Centros de Estudos da UEL participam a partir do próximo mês da grade técnica da Expolondrina 2019, que será realizada de 5 a 14 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga.

Os pesquisadores estarão concentrados na Via Rural (Fazendinha), juntamente com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), com estandes e uma grade de palestras técnicas, oficinas e cursos sobre várias áreas ligadas ao agronegócio e empreendedorismo. O objetivo é aproveitar o público que visita feira para dar visibilidade aos projetos e atividades desenvolvidos na UEL.

A professora Cristianne Cordeiro do Nascimento, diretora de planejamento e integração acadêmica, da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), explica que o local foi reformado e ampliado para se adequar às necessidades, o que deverá incrementar o volume de visitantes. Uma das novidades é a abertura para que autoridades estaduais possam despachar do parque Ney Braga durante o período de realização da feira.

Ela explica que todas as atividades deverão ganhar visibilidade a partir de um projeto de comunicação que deverá ser coordenado pelos professores dos Departamento de Comunicação, habilitações em Jornalismo e Relações Públicas. Outra novidade será o Espaço Saúde, que deverá oferecer aos visitantes testes preventivos de diabetes e aferição de pressão arterial. Também haverá um trabal(ho para conscientização sobre câncer de pele e outras doenças.

De acordo com a professora, a programação técnica deverá envolver pesquisadores do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Centro de Ciências Exatas (CCE), Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) e Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Mostras e oficinas

Professores e estudantes de pós-graduação também vão integrar a grade de eventos técnicos da feira participando de seminários, encontros, mostras, conferências e palestras, entre os dias 9 e 12 de abril. Outra participação dos acadêmicos será em 58 oficinas que serão realizadas de 6 a 13 de abril, no Auditório Orlando Pessuti, no interior do Parque Ney Braga e em outros locais. Entre os temas abordados estão Marketing Digital, Cultivo de Orquídeas, Desenvolvimento Sustentável, Hortaliças, Preservação Ambiental, Hortaliças não Convencionais - veja programação completa, com horários e instrutores - Programação.

Seda - Outra atividade de destaque serão as palestras programadas para o dia 11 de abril, no Pavilhão do Smart Agro, dentro das atividades do projeto de pesquisa e extensão "Seda: o fio que transforma", desenvolvido por professores da UEL, em parceria com a Abraseda e a Empresa Bratac Fiação de Seda de Londrina. O projeto busca aprimorar desde a produção até a exportação do fio, interagindo com a comunidade e o setor produtivo, gerando novas oportunidades para agricultores e empreendedores.

No dia 11 estão previstas duas palestras. A primeira a partir das 14 horas, com Carmem Iris Parellada Nicolodi, Diretora do Núcleo de Moda da APAP, sobre "Temas contemporâneos de propriedade intelectual". Logo após, às 15h30, haverá a palestra "Setor Têxtil e de Confecção: Momento Atual e Perspectivas", com o Superintendente de Políticas Industriais e Econômicas da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, Renato Smirne Jardim.

Caminhada - A UEL também é uma das realizadoras do 3º Encontro de Organizadores de Caminhadas da Natureza, que será dias 8 e 9 abril, também no interior do Parque de Exposições. Esta é a terceira edição do evento que ocorre a cada dois anos. São esperados cerca de 140 participantes, organizadores de eventos do gênero que têm o objetivo de promover o turismo rural, proporcionando renda para pequenos produtores.

O encontro prevê a realização de dois circuitos no interior do parque para conhecer as unidades didáticas de várias áreas expostas. A programação ainda prevê palestras, depoimentos de grupos de caminhadas existentes no Paraná e premiação dos praticantes mais assíduos do ano de 2018.