Londrina, Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 -  Busca

07/03/2019

Seminários debatem em abril religião e religiosidade

O Laboratório de Estudos de Religiões e Religiosidades (LERR) promove de 9 a 11 de abril o 9ª Seminário Internacional Práticas Religiosas no Mundo Contemporâneo, o 6º Seminário de Pesquisas do Laboratório de Estudos sobre Religiões e Religiosidades e o 2º Seminário Nacional Juventudes, Educação Básica e Ensino Religioso. As inscrições estão abertas no endereço LERR. As atividades serão no Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH) e Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA).

A abertura oficial dos eventos será dia 9 de abril, às 18 horas, no Anfiteatro Maior do CCH, com a conferência intitulada "Estado Laico e a relação com as religiões: Brasil, Portugal e Canadá". Participam os pesquisadores internacionais Donizete Rodrigues da Universidade da Beira Interior (Portugal) e José Carlos Curto (York University Toronto).

A 9ª edição do Seminário tem como tema principal "Política, Religiões e Religiosidades". A ideia é debater os assuntos relacionados à influência da religião, dinâmicas religiosas, história das crenças, religiosidades e Estado laico. A programação prevê minicursos, feira cultural, apresentações de pesquisas, mesas redondas, rodas de conversa e grupos de trabalho, com participação de professores da UEL, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Pontifícia Universidade Católica (PUC/PR).

Confira a Programação completa dos Seminários no endereço LEER/2019.

Organização - O LERR é coordenado pelo professor Fábio Lanza, do Departamento de Ciências Sociais, e tem a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), dos Departamentos de Ciências Sociais, História e Serviço Social, da especialização em Religiões e Religiosidades, especialização em Ensino de Sociologia Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LAPECS), Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais, História Social, Serviço Social e Políticas Públicas, e do Observatório da Educação (OBEDUC).