Londrina, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 -  Busca

20/02/2019

PCU promove mutirão para início do ano letivo

Pedro Livoratti

Mato roçado e Campus limpo para começar o novo ano letivo

Prefeitura do Campus realiza série de ações de preparo para a volta dos alunos de graduação, no dia 25 de fevereiro

Servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) concluíram um verdadeiro mutirão de limpeza e manutenção de salas de aula, laboratórios, áreas interna e externa, promovendo também melhorias no paisagismo, vias de acesso, calçamento e edificações. Todo o trabalho foi realizado durante as últimas semanas com foco no início do ano letivo 2019, quando os quase 13 mil estudantes de graduação retornam às aulas.

O trabalho exigiu planejamento para adequar equipamentos, recursos humanos e logística buscando cobrir a vasta área do Campus da UEL, que se destaca pela cobertura verde distribuída em 235 hectares, incluindo aí a Fazenda Escola, que atende os cursos das áreas biológicas e agrárias. A limpeza e manutenção se tornam ainda mais importantes pela intensa movimentação de estudantes, professores, servidores e visitantes que passam pelos nove Centros de Estudos e demais unidades.

Segundo o prefeito interino do Campus Universitário, Luís Cláudio Buzetti, o trabalho teve início em janeiro, logo após o recesso de início de ano, com manutenção de equipamentos pesados e lavagem de algumas áreas internas como as Bibliotecas Central e setoriais e de alguns Centros como o Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia e Urbanismo. Também foi realizada lavagem de setores como o Ginásio de Esporte do CEFE. Dentro desta linha, servidores realizaram a limpeza e recuperação de placas de sinalização. O prefeito interino chama a atenção para a frente do Campus que faz divisa com a PR-445, onde fica o letreiro da Universidade. O local passou por uma verdadeira revitalização como limpeza do calçamento, retirada de entulho e jardinagem.

Segundo Luis Cláudio, o local é constantemente visitado, inclusive utilizado pelos formandos para fotografias e registros. "Entendemos que se trata de um ponto de interesse de grande visibilidade e que exige manutenção cuidadosa", afirma o prefeito interino. Outra ação paralela de impacto foi realizada no primeiro final de semana de fevereiro, quando servidores da PCU participaram de um mutirão para recolhimento de detritos, galhos e entulho em várias partes do Campus Universitário.

O prefeito explicou que foram coletados restos de obras e de mobiliário em vários locais. Todo o material foi repassado ao projeto ReciclaUEL, para destinação correta.

Servidores tiveram ajuda de maquinário para mutirão

SEGURANÇA

Outra ação importante realizada neste início de ano melhorou a iluminação das áreas interna e externa do Campus. Servidores realizaram uma varredura durante o período noturno, nas principais vias de acesso verificando postes e luminárias queimadas, que tiveram lâmpadas substituídas. Eletricistas também instalaram holofotes em áreas movimentadas que necessitavam de maior iluminação. O objetivo foi melhorar a segurança da comunidade universitária, a partir da eliminação de pontos escuros nos acessos a locais de grande frequência, como Centros de Estudos, Bibliotecas e Restaurante Universitário.

O levantamento destes pontos obscuros também incluiu salas de aula, laboratórios e corredores. Segundo Luís Cláudio a ação considerou ainda o plano de eficiência energética da UEL, que inclui substituição de lâmpadas antigas pelo modelo LED. Dentro deste esforço, também deverão ser instalados 100 novos equipamentos de ar condicionado, que irão substituir máquinas antigas, que demandam maior consumo de energia. A instalação dos novos equipamentos está prevista para todo o primeiro semestre de 2019.

PAVIMENTAÇÃO

A PCU também concluiu uma operação tapa buracos nas vias de intenso movimento, principalmente às que dão acesso aos Centros de Estudos. O trabalho foi feito pela equipe da Diretoria de Obras e Manutenção, utilizando equipamento próprio.

Nos últimos dois anos a Universidade recebeu recursos da ordem de R$ 1,2 milhão do Fundo Paraná para recuperação de 25 mil metros quadrados de pavimentação, em pontos localizados nas vias próximas ao estacionamento da Reitoria, lateral do Centro de Ciências Biológicas, seguindo até as proximidades da fachada (letreiro). Também foi melhorado o trecho da rotatória de saída para a PR-445 até a rotatória dos Postos Bancários, incluindo a via de acesso aos bancos. De acordo com o prefeito do Campus em exercício, os estacionamentos dos Centros deverão receber recuperação em um segundo momento.

Os servidores da Prefeitura também concluíram o serviço de limpeza de calhas e a revisão da instalação hidráulica nos Centros de Estudos. Esta manutenção teve o objetivo de deixar sanitários, laboratórios e unidades em dia com as instalações e equipamentos revisados. Trabalho semelhante foi realizado nos calçamentos com reparos e obras de acessibilidade. Esta ação atingiu inclusive o Calçadão central da UEL. Um dos locais beneficiados foi a calçada localizada em frente à Pró-reitoria de Graduação (Prograd), com rebaixamento do canteiro para instalação de uma passagem para pedestres.

Outras benfeitorias atingiram o Colégio de Aplicação no centro de Londrina, que recebeu pintura nova, e o prédio do Restaurante Universitário, ampliado em 2015, quando o prédio passou por uma grande reforma e revitalização. Posteriormente o RU tem passado por manutenção anual, uma vez que durante o período letivo a utilização é intensa.

Esta matéria foi publicada no Jornal Notícia nº 1.389. Confira a edição completa: