Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
20/02/2019  

Volta às aulas: ano letivo 2019 começa segunda-feira (25)

Agência UEL

Aulas serão retomadas em nove Centros de Estudos (FOTO: Arquivo/COM)

O ano letivo 2019 da Universidade Estadual de Londrina (UEL) começa no próximo dia 25 de fevereiro para cerca de 13 mil estudantes de 51 cursos de graduação. A retomada das atividades acadêmicas será marcada pela realização da Semana de Recepção aos Ingressantes 2019, planejada pelos Colegiados dos cursos de graduação, em conjunto com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), com o objetivo de recepcionar os novos alunos dos cursos de graduação.   

Com o início das aulas em nove Centros de Estudos - CCB, CTU, CCE, CCA, CCH, CESA, CCS, CESA e CECA - localizados dentro e fora do Campus Universitário, a comunidade universitária, formada por mais de 22 mil pessoas, entre alunos, servidores e professores, volta ao ritmo acelerado da vida acadêmica. Sem dúvida, a expectativa de retorno é maior entre os mais de três mil novos alunos aprovados no Vestibular 2019 e pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), modalidade de ingresso adotada pelo quarto ano consecutivo em cursos de graduação da Universidade.

Uma extensa grade de atividades pedagógicas, solidárias e recreativas foi minuciosamente planejada para a recepção dos ingressantes, sempre com foco no combate ao trote violento e o reforço no incentivo à adoção de ações solidárias. A programação especial de volta às aulas de cada um dos cursos está disponível na página da Prograd - Recepção aos Ingressantes. Outro destaque é Campanha pela Não Violência na Recepção dos Ingressantes 2019. 

Mais de 13 mil alunos da graduação voltarão às aulas dentro e fora do Campus Universitário (FOTO: Arquivo/COM)

Com o intuito de coibir ações constrangedoras, discriminatórias ou violentas, a Universidade investe numa programação de recepção aos ingressantes pautada no respeito e valorização de ações solidárias. A pró-reitora de Graduação, professora Marta Gimenez Favaro, afirma que a UEL é espaço de formação e trabalho coletivo, pautado pelo respeito e responsabilidade profissional. "Os ingressantes devem viver a UEL com essa perspectiva", diz. Ela lembra que é imprescindível o respeito pelo outro, além da liberdade do outro em participar, ou não, da programação proposta pelos veteranos ou Colegiados dos cursos.

Para Marta Favaro, a recepção deve ser digna, sem ações ou atitudes violentas ou desrespeitosas. Ela ainda orienta os ingressantes a denunciar formalmente qualquer ato violento, ou constrangedor, por parte dos veteranos. "Não se acanhe em denunciar juntos aos canais da Prograd, Ouvidoria, secretarias dos Centros de Estudos e Colegiados".

"Toda denúncia comprovada tem sérias consequências, com instauração de processo disciplinar, que pode resultar em punições duras, levando até a exclusão dos responsáveis", reforça a pró-reitora. Segundo ela, as instâncias da Universidade estão atentas, pois não serão aceitas ações violentas ou intimidatórias, dentro ou fora do Campus Universitário.

Denuncie o trote violento

Confira também mais detalhes sobre - Campanha pela Não Violência na Recepção dos Ingressantes 2019 . São informações úteis aos ingressantes e também para os veteranos.

Portanto, denúncias de trotes violentos devem ser encaminhadas diretamente aos seguintes canais: Disque-Trote/Prograd - 3371 4353 ou 3371 4363 (e-mail: prograd@uel.br), Ouvidoria da UEL - telefone 3371 58 50, Prefeitura do Campus - 0800-400-44-74. Outra opção é a denúncia junto aos Colegiados dos cursos de graduação. Consulte AQUI, demais canais de denúncias de trote violento.

Por outro lado, a pró-reitora destaca o importante movimento por parte da maioria dos estudantes em incentivar a recepção solidária, voltada a ações, atividades e intervenções diferenciadas, de cunho social. Diante disso, também para marcar o início do ano letivo 2019, além da programação de recepção aos ingressantes, a equipe da Prograd lança o Prêmio Boas Práticas, cujo objetivo é incentivar a recepção cidadã, combatendo o trote desrespeitoso e violento. As inscrições do prêmio vão até 15 de março, também na página da Prograd - Prêmio Boas Práticas/2019.

De acordo com informações da Prograd, o prêmio é o reconhecimento de atividades realizadas na comunidade pelos estudantes ingressantes e veteranos no início dos anos letivos. Os participantes serão agraciados com certificados de participação em cerimônia a ser realizada em data e local, que serão posteriormente divulgados. Também terão as ações solidárias publicadas no site do Programa de Recepção aos Ingressantes.

Os cursos interessados em participar deverão realizar uma única inscrição, preenchendo o formulário eletrônico, além do envio de material adicional, como fotos, vídeos, relatos, dados estatísticos, depoimentos da comunidade, links de sites, para o e-mail prograd.web@uel.br.

Guia Acadêmico - E no sentido de reforçar a recepção aos ingressantes, a Prograd disponibilizou o Guia Acadêmico, que traz informações úteis sobre a Universidade, como serviços de apoio ofertados, recursos acadêmicos, calendário acadêmico, projetos pedagógicos e processos da vida acadêmica. Veja - Guia Acadêmico.

Limpeza e manutenção do Campus Universitário

Em meio aos demais preparativos para o início do ano letivo, servidores da Prefeitura do Campus (PCU) reforçam a limpeza e manutenção de salas de aula, laboratórios, áreas internas e externa, promovendo também melhorias no paisagismo, principais vias de acesso, calçamento e edificações em todo o Campus da UEL. O trabalho teve início em janeiro e prossegue ao longo do ano.

Restaurante Universitário

As atividades do Restaurante Universitário serão retomadas dias 21 e 22 de fevereiro, com atendimento parcial, somente no almoço. O atendimento integral (almoço e jantar) volta junto com o início do ano letivo de 2019, dia 25. O horário de atendimento é das 11 às 14 horas, e das 17h30 às 19h30. Os usuários do RU têm à disposição totens de venda de créditos. Os terminais, instalados próximos à loja de créditos, no pátio do RU, são programados para qualquer cartão de crédito ou débito, de todas as bandeiras. 


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br