Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca

15/02/2019

Abertas inscrições para Programa de Pesquisas em Saneamento Ambiental

A Fundação Araucária, em parceria com a Sanepar, está com inscrições abertas até a próxima quarta-feira (20) para o Programa Paranaense de Pesquisas em Saneamento Ambiental (PPPSA). Será investido o recurso de R$ 1 milhão nas propostas aprovadas. O programa prevê bolsas de iniciação científica para graduandos, de apoio técnico à pesquisa para profissional técnico especializado com nível superior e de mestrado.

O principal objetivo é apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento que contribuam com a melhoria das condições do saneamento ambiental e para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. O pesquisador e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), César Tarley, do Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas (CCE), teve o projeto "Desenvolvimento e Aplicação de Materiais Poliméricos Baseados em Tecnologia de Impressão Química para Remoção de Contaminantes Inorgânicos em Águas" aprovado na última edição do programa.

"Desde 2010, quando fui contratado como docente, tenho sido agraciado com a aprovação de projetos de pesquisa. Com os recursos aprovados, além de desenvolvermos pesquisas na área de Química Aplicada, temos o dever com a União de formarmos mestres e doutores com elevada qualificação, e isto só é possível com o apoio recebido pela Fundação Araucária", destaca.

A Sanepar busca por meio desse edital o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, com o objetivo de minimizar incertezas científicas nos processos da companhia. Outro projeto já beneficiado pelo programa foi sobre a "Utilização de adsorventes naturais para a redução dos íons de ferro e manganês presentes nas águas de abastecimento obtidas de fontes subterrâneas no Paraná", do pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Nelson Consolin Filho.

O professor destacou a importância de pesquisas na área para melhoria da garantia da qualidade da água consumida. "Os principais ganhos sociais são a qualidade na produção de água potável, bem como a operacionalização da diminuição dos custos de manutenção de tubulações, acessórios e demais componentes do sistema de distribuição de água potável".

Ele reforçou que "a participação no programa também reflete na atuação cada vez mais próxima da UTFPR na busca de soluções técnicas de problemas reais da sociedade. O envolvimento de alunos de pós-graduação e graduação, nas áreas de mestrado, iniciação científica e extensão reforça a formação acadêmica proativa".

O edital completo com as orientações para submissão das propostas está disponível no site fappr, em programas abertos. O resultado será divulgado a partir de 12 de abril de 2019.

(Com informações da Assessoria da Fundação Araucária).

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020