Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca

15/02/2019

Seti prorroga prazo de execução do programa Universidade Sem Fronteiras

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) anunciou, na última quarta-feira (14), a prorrogação dos projetos Bom Negócio Paraná, NUMAPE, NEDDIJI e Patronato que estão vinculados ao Programa Universidade Sem Fronteiras (USF). A medida tem o objetivo de manter as conquistas obtidas pelos projetos ao longo dos anos. Os editais terão validade até o dia 30 de junho.

Segundo o diretor geral da Seti Luiz Cezar Kawano, a medida também visa auxiliar no planejamento da nova gestão do Governo do Estado. "Ainda não houve tempo suficiente para que o Governo pudesse realizar uma avalição a respeito do programa USF. Com a prorrogação, será possível planejar novas ações, avaliar a possibilidade de lançar editais e contratar novos projetos".

O USF tem o objetivo de desenvolver ações de extensão, pesquisa e capacitação tecnológica, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense. Com isso, o programa fortalece o sistema produtivo do Estado do Paraná, por meio de projetos em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), e também em áreas caracterizadas como bolsões de pobreza nas periferias das cidades paranaenses.

Segundo a coordenadora do USF Sandra Cristina Ferreira, os projetos conseguem envolver a comunidade, o governo e as universidades estaduais em prol da melhoria na qualidade de vida. "A sociedade criou uma relação de confiança nos projetos desenvolvidos. Podemos notar isso nos relatos da população atendida e na relação de cooperação entre o governo e as universidades".

No período de janeiro a setembro de 2018, cerca de 700 mil pessoas foram atendidas pelos diferentes projetos. O programa atende 361 cidades do Paraná, número que representa 90% do estado coberto pela política pública. Em quatro anos, o USF quase triplicou esse número, em 2015, por exemplo, foram atendidas 139, um aumento de 325% no número de pessoas beneficiadas.

Os projetos, desenvolvidos pelo USF, são distribuídos em 5 áreas estratégicas: educação, promoção à saúde, agricultura familiar e agroecologia, inovação e diversidade cultural, inclusão e direitos sociais.

Programa Bom Negócio Paraná

O objetivo do programa é capacitar, de forma gratuita, empreendedores em áreas do conhecimento administrativo; fomentar o empreendedorismo e a inovação; aumentar a sustentabilidade das empresas; e promover o desenvolvimento da tripla hélice (empresas, instituições de ensino e setor público). O público alvo são micros e pequenos empresários, além de futuros empreendedores e alunos interessados em agregar conhecimentos na área de gestão de empresas.

Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (NEDDIJ)

O Neddij presta ajuda jurídica e psicológica, trabalhando em conjunto com órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As principais atividades do Neddij são ações de guarda, regulamentação de visitas, adoção, destituição do poder familiar, entre outras atividades jurídicas. Também presta assessoria psicológica e realiza eventos para conscientizar sobre os direitos da infância e juventude.

Núcleo Maria da Penha (NUMAPE)

O Numape presta atendimento jurídico, psicológico, psicopedagógico e social às mulheres. As equipes fazem, também, um trabalho socioeducativo, com campanhas e palestras, além da sensibilização do agressor. Os Núcleos trabalham em rede e estão diretamente ligados às delegacias da mulher, às secretarias municipais da mulher, aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para desenvolver o trabalho.

Patronato

Motivando o exercício pleno da cidadania, o programa proporciona ao egresso do sistema prisional atendimento individual, com orientações para aquisição de documentos pessoais, assistência jurídica e oportuniza a formação profissional por meio de encaminhamentos para cursos e para o mercado de trabalho. Como forma de possibilitar sua reinserção social, o programa incentiva, ainda, o retorno à escolaridade no ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante.

(Com informações da SETI).

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020