Londrina, Domingo, 22 de Setembro de 2019 -  Busca

12/02/2019

UEL integra comissão organizadora do Simpósio de Controle Biológico

Estão abertas as inscrições para o 16º Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL), promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil, em parceria com a UEL. O evento será realizado de 11 a 15 de agosto, no Parque de Exposições Ney Braga. As inscrições podem ser feita no site Sincobiol. A taxa varia conforme data e categoria de participante.

O tema da edição 2019 é "Controle biológico: da academia ao campo, rumo à sustentabilidade". Os participantes terão a oportunidade de trocar informações com os diversos profissionais que ministrarão palestras, além de profissionais que trabalham com agentes de controle biológico de pragas e doenças no Brasil e em outras partes do mundo.

Além de várias áreas temáticas, também serão apresentados os últimos avanços em controle biológico de pragas e doenças. São elas: empreendedorismo e comercialização no controle biológico, Biotecnologia e formulação de biopesticidas, controle biológico com predadores e parasitóides, controle biológico com entomopatógenos/microrganismos, controle biológico de doenças de plantas, interações do controle biológico e outras táticas de manejo integrado de pragas e doenças, transformação de agentes de controle biológico e microbianos, controle biológico de insetos de importância médico-veterinária, controle biológico de vetores de doenças humanas e gargalos do uso de produtos biológicos no campo.

Programação - A programação conta ainda com o Simpósio Neotorpicial Entomoly, concurso organizado pela revista de mesmo nome, Programação científica, com apresentação de trabalhos e premiação, COBIQUIZ, um jogo de perguntas e respostas voltadas ao controle biológico de insetos pragas e doenças. Também está previsto concurso de Fotografia, nas categorias Microscopia (obtidas com o auxílio de microscópio de luz ou eletrônico) e Manual (câmera digital).

O SICONBIOL conta com a participação dos professores do Departamento de Agronomia, Pedro Manuel Oliveira Janeiro Neves, vice-presidente da comissão organizadora, e Maria Isabel Balbi Peña, membro da comissão científica. A promoção é da Sociedade Entomológica do Brasil, com realização da UEL, Embrapa, e apoio da Sociedade Rural, Iapar e Convention Boreau.

História- O Simpósio de Controle Biológico (SICONBIOL) foi criado há 26 anos por iniciativa de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tornou-se um expressivo evento científico com regularidade bienal. Desde a 1ª edição, em 1988, no Rio de Janeiro, o SICONBIOL se firmou como o mais importante fórum de discussão dos avanços no conhecimento científico sobre controle biológico, abrangendo o desenvolvimento e aplicação de tecnologias apropriadas para o manejo de populações de insetos e ácaros, ervas daninhas e outras pragas de interesse para a agricultura e a Saúde Pública.

Mais informações também no endereço Sincobiol.

18h27 Solenidade de colação de grau reúne formandos de nove cursos
  17h47 COPS disponibiliza cartão de inscrição da Prova de Habilidades Específicas
  17h29 Laboratório faz oficinas sobre produtos derivados do mel de abelhas nativas
  17h25 Medicina, Biomedicina e Psicologia são os mais concorridos do Vestibular 2020