Professor do Departamento de Música e Teatro, André Siqueira
Registrar e difundir canções instrumentais inéditas e arranjos criados para violão de Música Popular Brasileira são os objetivos do Projeto de Extensão Cordas Brasileiras e Outras Cordas Dedilhadas, coordenado pelo professor do Departamento de Música e Teatro (MUT), do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), André Siqueira. O projeto teve início no ano passado e já resultou na transcrição em partitura de seis composições . O objetivo é chegar a 15 músicas devidamente registradas em pauta e gravadas até meados de 2020, quando está prevista conclusão do projeto.
Todas as músicas foram compostas ou arranjadas por André Siqueira, multi-instrumentista, arranjador e compositor de carreira reconhecida. Ele conta que as canções foram feitas nas últimas três décadas, inspiradas em obras de compositores populares como Tom Jobim e Djavan. São arranjos sofisticados, dentro do estilo virtuoso do violonista. "Está tudo dentro da minha cabeça", conta André Siqueira, ressaltando a necessidade de transcrever para a partitura.
O trabalho é feito por 13 estudantes do curso de Música da UEL, que tem formação em violão, piano, cavaquinho e bandolim. Segundo o professor, a transcrição e registro de uma obra para a partitura permite que o estudante aprenda ou aprimore a escrita para violão, harmonia e arranjo. "É um trabalho que aglutina vários saberes", resume André, acrescentando que é como se fosse transcrever da linguagem oral para o registro definitivo.
O projeto ainda resultou no ano passado em três concertos de violão instrumental, inclusive com direito a convidados, como o músico paulista Camargo Paulino, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). O instrumentista explica ainda que o projeto difunde o gênero instrumental em violão, um nicho ainda pouco difundido.
Segundo André, o instrumento prevê delicadeza e exige que o público pare para ouvir com cuidado. "É uma escuta atenta, focada. Queremos também formar este público", acrescenta. Até o final das atividades, o coordenador do projeto deverá definir se as canções transcritas terão um registro em CD ou será disponibilizado via internet. Outra alternativa a ser analisada é o lançamento de livro-CD que ofereceria a partitura e o áudio de todas as canções.
Carreira - Aos 42 anos, André Siqueira é professor do curso de Música da UEL, responsável pelas disciplinas de violão e música e tecnologia. Tem três CDs gravados - Lithos, Afternoon Improvisation e Catamarã - sendo que este último chegou à final do prêmio profissionais da música 2017, ganhando menção honrosa no prêmio "Embrulhador" 2017.
Utiliza vários instrumentos para a construção de sua escrita musical - flautas, guitarra elétrica, violões, viola caipira, contrabaixo e guitarra portuguesa. André iniciou seus estudos de violão aos 15 anos, em Londrina, com o arranjador e professor Tevão Andrade. Posteriormente entrou no curso de Música da UEL, recebendo influências claras do professor do MUT, compositor e pianista Mário Loureiro. Sua trajetória artística prevê parcerias e apresentações importantes com nomes como Paulo Freire, Levi Ramiro, Gilberto Gil, Zeca Collares, Egberto Gismonti e Pena Branca.