Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca

25/01/2019

Pesquisa da área de química é capa da revista inglesa Wiley

Capa da Revista inglesa Wiley

Artigo sobre pesquisa da UEL, desenvolvida na área de química, é capa da edição de janeiro de revista científica internacional, a inglesa Wiley. A base da pesquisa reside no uso de dispositivo (microbarra de agitação) que possibilita medir a quantidade exata de medicamento no organismo de paciente em tratamento.

Os resultados do estudo ligado à depressão e ingestão de fluoxetina por pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário (AEHU) foram veiculados no volume 33 da revista internacional, periódico bem conceituado e reconhecido no meio acadêmico.

O estudo é intitulado "Desenvolvimento, otimização e validação de método para extração de fluoxetina em plasma com microbarra de agitação por HPLC-FD", de autoria de Letícia Aparecida Marques, desenvolvido dentro do Programa de Pós-graduação, mestrado em Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE). Tem como objetivo desenvolver e validar método de extração de fluoxetina em plasma (sangue), com utilização da chamada microbarra de agitação.

O método proposto é preciso e exato por utilizar a cromatografia de alta eficiência, permitindo separar e quantificar o fármaco, segundo informações da orientadora da pesquisa, professora Suzana Nixdorf, do Departamento de Química, do CCE.

"A pesquisa mostra potencial para estudos e aplicações futuras em medicina personalizada, na qual a dosagem de medicação é feita especificamente para cada paciente. A pesquisa pretende auxiliar no tratamento da depressão, com demanda crescente na comunidade", disse a professora. Ela informa que o grupo de pesquisa solicitou a patente do dispositivo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Suzana Nixdorf destaca ainda o cunho multidisciplinar da pesquisa, que contou com a parceria da equipe do AEHU, sob supervisão do médico Luiz Gustavo Piccoli. Também foram parceiros o Departamento de Clínica Médica, do HU/UEL, pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, atuando em um Projeto conjunto do PROCAD da CAPES, e pertencentes ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio) (SP).