Londrina, Sábado, 16 de Fevereiro de 2019 -  Busca

15/01/2019

Curso de Português para Estrangeiros é ofertado pelo Laboratório de Línguas

O Laboratório de Línguas, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), divulga a abertura das matrículas do curso "Português para Estrangeiros". Duas turmas - Português Básico e Português Acadêmico - serão ofertadas no 1º semestre letivo de 2019, totalizando carga horária de 60 horas. Cada turma tem 10 vagas. As matrículas são de 12 de fevereiro a 11 de março.

As aulas começam dia 12 de março e serão ministradas às terças-feiras e quintas-feiras, em dois horários distintos conforme a turma. Elas serão compostas por atividades teóricas e práticas, com o objetivo de desenvolver habilidades ligadas ao aprendizado do idioma.

Segundo informações da coordenadora geral do Laboratório de Línguas, Adriana Grade Fiori Souza, professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (LEM), a metodologia do curso foi planejada para atender as necessidades dos estrangeiros residentes em Londrina e região, que possuem perfil variado de origem e tempo de permanência na cidade, configurando população flutuante com demandas específicas.

O curso é dividido em duas turmas. A primeira turma, intitulada Português Básico, é direcionada para estrangeiros que não possuem conhecimento em Português. São conteúdos abordados durante o curso: compreensão oral e escrita. De acordo com Adriana, visa auxiliar na comunicação em situações cotidianas de uso do idioma. Também considera aspectos culturais para entender, falar e escrever em Português, contando inclusive com desenvolvimento de atividades fora da sala de aula.

Já a turma de Português Acadêmico é direcionado para alunos que possuem conhecimento básico da língua portuguesa, cujo objetivo é desenvolver a compreensão e produção de textos acadêmicos, orais e escritos. Com foco na produção de resumo, revisão, comunicação oral em eventos e trabalhos acadêmicos. A coordenadora Adriana explica que a proposta é usar a a língua apropriadamente, principalmente em situações nas quais eles são obrigados a se comunicar em um contexto acadêmico.

Matrículas - Os interessados devem fazer a inscrição na página do LabLínguas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 300,00 para estudantes estrangeiros de graduação ou pós-graduação na UEL (comunidade interna) e R$ 390,00 para estrangeiros que vivem atualmente em Londrina ou cidades próximas (comunidade externa).

Mais informações pelo e-mail labling@uel.br.

17h06 Emergência e Medicina Intensiva de Pequenos Animais
  17h00 Programa Paraná Fala idioma: Curso de Francês Básico
  16h53 Abertas inscrições para Programa de Pesquisas em Saneamento Ambiental
  14h44 79ª edição do Ciclo de Física Nuclear Aplicada começa dia 27