Londrina, Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2019 -  Busca

09/01/2019

Programa de Pós-Graduação em Psicologia registra as primeiras qualificações

Dos 32 mestrandos, 13 passaram por bancas de qualificação

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/mestrado), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), registrou as primeiras qualificações do programa. Dos 32 mestrandos, 13 passaram por bancas de qualificação em dezembro. A expectativa é que as primeiras defesas ocorram durante o primeiro semestre de 2019.

As bancas tiveram a participação de professores e pesquisadores externos, vinculados a nove instituições, como Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), PUC/Campinas e Universidade Pitágoras.

Aprovado em 2017 pela CAPES, com oferta da primeira turma no segundo semestre, o programa tem duas áreas de concentração - Avaliação Psicológica e Processos Clínicos e Psicologia Social e Processos Institucionais.

Os alunos que qualificaram trabalhos na área de concentração Avaliação Psicológica e Processos Clínicos desenvolvem projetos que abordam temas como avaliação psicoeducacional, aprendizagem infantil, inteligência emocional, criatividade e dança, vivências emocionais de estudantes no serviço clínica-escola, maternidade e psicanálise, bem como feminilidade, sexualidade e parto.

Já os assuntos ligados à Psicologia Social e Processos Institucionais foram problematizados a partir de questões sociais ligadas a gênero, identidade sexual e movimentos sociais, saúde mental e políticas públicas, trabalho docente e ensino à distância, violência urbana e trabalho, sujeitos em situação de rua, e psicologia e as políticas de Assistência Social.

Segundo a coordenadora do Programa, professora Sonia Mansano, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do CCB, os novos alunos do programa serão recepcionados a partir deste mês. E as aulas começam já no primeiro semestre para a terceira turma do curso, composta por 14 estudantes, aprovados no último processo seletivo.

Na avaliação da coordenadora, o programa consolida o compromisso com a produção de conhecimento, bem como com a formação de pesquisadores e professores aptos a atender as demandas da população de Londrina e região.

Mais informações sobre o PPGPSI estão disponíveis no endereço Mestrado/Psicologia.

15h05 Especializações na área do Direito estão com inscrições abertas até 31 de janeiro
  10h56 RU suspende atendimento a partir do dia 21 e retoma atividades em fevereiro
  11h19 Curso de Português para Estrangeiros é ofertado pelo Laboratório de Línguas
  09h29 Integrantes da comunidade universitária têm projetos aprovados pelo PROMIC