Londrina, Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2019 -  Busca

09/01/2019

Capes e Comissão Fulbright têm edital para doutorado pleno nos Estados Unidos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Comissão Fulbright tornam público o Edital de seleção de candidaturas para o Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos Estados Unidos. Conforme Edital nº 42/2018, são previstas 20 bolsas de estudo, com duração de até seis anos. A inscrição deverá ser feita até 31 de março, mediante o preenchimento em inglês do formulário de inscrição online, disponível na página do programa, no Portal da CAPES.

O Programa tem como objetivos formar recursos humanos de alto nível nos EUA, como alternativa complementar às possibilidades ofertadas pela pós-graduação no Brasil, para candidatos com excelente desempenho acadêmico. Eles também devem apresentar propostas de pesquisa que não possam ser realizadas total ou parcialmente no Brasil.

Além disso, visa ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior, o acesso de pesquisadores brasileiros a universidades de excelência dos EUA, proporcionando maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

O candidato selecionado terá como benefícios, custeados pela CAPES, nos três primeiros anos do doutorado: taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã, seguro saúde para o bolsista e um dependente, passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, auxílio instalação. Também são previstos remuneração mensal variável, conforme o campus e de acordo com os valores estabelecidos pelo Departamento de Estado dos EUA para bolsistas de intercâmbio em dedicação exclusiva.

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, gastos mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista. Já os benefícios custeados pela Fulbright incluem a participação no seminário de orientação pré-partida no Brasil e isenção da taxa do Visto J-1.

Mais informação sobre o processo de seleção e demais benefícios do programa são detalhados no endereço: Edital nº 42/2018.

15h05 Especializações na área do Direito estão com inscrições abertas até 31 de janeiro
  10h56 RU suspende atendimento a partir do dia 21 e retoma atividades em fevereiro
  11h19 Curso de Português para Estrangeiros é ofertado pelo Laboratório de Línguas
  09h29 Integrantes da comunidade universitária têm projetos aprovados pelo PROMIC