Londrina, Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2019 -  Busca

07/01/2019

Harvard Medical School destaca artigo entre os mais populares de 2018

Estudo publicado pelo pesquisador Felipe Almeida de Pinho Ribeiro, mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Patologia Experimental, do Centro de Ciência Biológicas (CCB), foi listado entre os mais populares de 2018, segundo retrospectiva organizada pela Harvard Medical School.

A pesquisa foi desenvolvida em colaboração com outros cientistas da Universidade de Harvard e da Universidade de Tennessee, as duas localizadas nos Estados Unidos. O trabalho intitulado Blocking Neuronal Signaling to Immune Cells Treats Streptococcal Invasive Infection foi selecionado para estampar a capa da edição de maio de 2018 da revista internacional Cell Press. A edição da revista científica está disponível em inglês no endereço Revista/Cell Press.

A pesquisa faz parte do pós-doutorado de Felipe Ribeiro, realizado em Harvard. De acordo com o professor Waldiceu Aparecido Verri Júnior, do Departamento de Ciências Patológicas (CCB), co-orientador de Felipe no doutorado e orientador no mestrado, o estudo consiste em analisar a bactéria Streptococcus pyogenes, conhecida como bactéria "comedora de carne", que causa necrose na pele e, por ter ação rápida, provoca amputação do membro.

O professor explica que essa bactéria consegue atuar sobre os neurônios, intensificar a dor e fazer com que eles trabalhem contra o sistema imune. O que o estudo do pós-doutorando constatou é que ao inibir os neurônios, o sistema imune volta a ser capaz de matar a bactéria, retardando a ação sobre a pele. Isso é possível de três formas: utilizando anticorpos, uma molécula chamada BIBN4096 e a proteína botulinum neurotoxin, popularmente conhecida como botox.

Waldiceu Verri Junior destaca ainda a relevância da pesquisa, bem como a contribuição de estudos realizados em conjunto por universidades de diversos países. "Já há entendimento que esse processo de internacionalização ajuda no ensino e na pesquisa. Além disso, ele forma profissionais capacitados em realizar trabalhos excelentes e pesquisa de qualidade", afirma.

A aproximação com a universidade americana teve início durante o doutorado, realizado na modalidade sanduíche no período de 2014 a 2016. Parte da pesquisa foi feita na UEL, no Laboratório de Dor, Inflamação, Neuropatia e Câncer do CCB.

Outra parte foi em Harvard, com orientação do professor Isaac Ming-Cheng Chiu. A tese, intitulada "Naringenina reduz inflamação e dor: efeito sobre o fator Nuclear KAPPA B e via analgésica do Óxido Nítrico", foi uma das ganhadoras do Prêmio Capes de Tese 2017.

15h05 Especializações na área do Direito estão com inscrições abertas até 31 de janeiro
  10h56 RU suspende atendimento a partir do dia 21 e retoma atividades em fevereiro
  11h19 Curso de Português para Estrangeiros é ofertado pelo Laboratório de Línguas
  09h29 Integrantes da comunidade universitária têm projetos aprovados pelo PROMIC