Além do atendimento educacional especializado de estudantes com deficiência, o Núcleo de Acessibilidade da UEL (NAC), ligado à Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), atua na remoção de barreiras físicas, arquitetônicas, metodológicas e atitudinais em setores e Centros de Estudos da Universidade.
São atendidos alunos da graduação e pós-graduação com deficiência física, visual, auditiva e intelectual e transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. O setor inclusive indica procedimentos educacionais diferenciados para o ensino aprendizagem e avaliação.
A equipe do NAC é composta por grupo multidisciplinar de profissionais. Fazem parte a professora Karen Ribeiro, do Departamento de Educação, do CECA, coordenadora do NAC, a pedagoga Eliane Fátima Guimarães de Oliveira, vice-coordenadora, a psicóloga Ingrid Caroline de Oliveira Ausec, e a arquiteta Ângela Soares.
O setor também atua na formação continuada. São reuniões para discussão e orientação voltadas aos professores da Instituição, com o objetivo de debater os processos de ensino, aprendizagem e avaliação dos estudantes com necessidades educacionais especiais.
Para complementar o leque de serviços, o NAC tem ainda o "UEL Acessível", que trabalha na assessoria aos diferentes organismos da Instituição para a promoção de acessibilidade nos eventos e serviços prestados.
O núcleo também oferta procedimentos educacionais especiais, destinados à remoção das barreiras relacionadas ao desempenho acadêmico, de locomoção e comunicação dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Conheça as opções disponíveis:
Apoio aos monitores de cada disciplina cursada e ao professor tutor do curso.
Adequação de mobiliários e espaços físicos da instituição.
Materiais pedagógicos de leitura e escrita em Braille, ou em impressos com fonte ampliada, livros falados ou digitais, ledores e outros recursos específicos.
Mediadores para a compreensão da escrita e da fala, tais como tradutor/intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRA), correção diferenciada, conforme prevista em lei, das produções e avaliações acadêmicas, além de orientações específicas aos docentes que têm alunos surdos.
Plano especial de matriz curricular e prazo diferenciado para a realização das atividades acadêmicas.
Para auxiliar no processo de acessibilidade, o NAC disponibiliza para alunos da UEL dispositivos, equipamentos, instrumentos, tecnologia e software, especialmente produzido e disponível, para prevenir, compensar, monitorizar, aliviar ou neutralizar qualquer impedimento, limitação da atividade e restrição na participação de estudantes com deficiência ao conteúdo acadêmico. São eles:
Máquina de escrever em Braille: material específico para escrita do código Braille.
CD player portátil e Gravadores de voz: permitem a gravação e reprodução de material gravado em em Cd e MP3.
Impressão em Braille: é uma impressora capaz de imprimir em caracteres do código Braille (pontos em relevo) a partir de um documento existente no micro computador.
Computador com softwares específicos (sintetizadores de voz): Virtual Vision e NVDA: estes softwares servem para orientar o DV na utilização do micro, descrevem o que é mostrado no monitor.
Lupa eletrônica: auxilia a leitura de textos de caracteres em tamanho básico e imagens, ampliando em até 40 vezes (depende do tamanho da tv) e também no sistema negativo.
Notebook: disponível para empréstimo ao docente em situações de avaliação de estudantes com DV acompanhados pelo NAC.
TV 42': disponível para uso dos estudantes acompanhados pelo NAC, serve para a reprodução de filmes/ vídeos ou imagens relacionados às atividades acadêmicas.
Mais informações sobre como proceder empréstimos diretamente no Núcleo de Acessibilidade, localizado na PROGRAD - Campus Universitário - pelo telefone 3371-4148, com a Bibliotecária Dirce Missae Suzuki ou pelo e-mail nac@uel.br.