Londrina, Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019 -  Busca

14/12/2018

Relatório sobre coleta seletiva em Londrina é divulgado durante Simpósio no CESA

Programação prevê palestras, mesas-redondas e a apresentação de estudos

Foi aberto na manhã desta sexta-feira (14), na sala 430, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), o 2º Simpósio sobre Gestão de Resíduos Sólidos Recicláveis. O objetivo foi apresentar o "Relatório Sintético Diagnóstico do Sistema de Coleta Seletiva em Londrina - 2018", que apresenta compilação dos principais dados referentes aos projetos desenvolvidos.

O evento é promovido pelo grupo de pesquisa "Gestão de Resíduos Sólidos Recicláveis na cidade de Londrina: um estudo dos rejeitos e sua reinserção em novos ciclos de transformação industrial", que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UEL. O grupo de pesquisa é coordenado pela professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração.

Professora Lilian Aligleri, do Departamento de Administração, coordenadora do grupo de pesquisa

Segundo a coordenadora, o relatório está vinculado a uma nova agenda urbana, que foi proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2016, e ao compromisso de cidade sustentável, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati. "Um dos objetivos que se busca nas cidades é o comprometimento com a gestão ambiental, por meio da redução e reutilização reciclável para converter os resíduos em energia. O relatório vem contribuir para um melhor resultado ambiental", comenta a professora Lilian.

O simpósio também busca fomentar novos debates e auxiliar no delineamento de soluções para maior eficiência na gestão municipal de resíduos sólidos e recicláveis.

Participaram os gestores da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), representantes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o assessor de assuntos estratégicos da Prefeitura, Luis Figueira de Mello, além de professores e alunos do CESA. A programação vai até o meio dia de hoje, com palestras, mesas-redondas e a apresentação de estudos desenvolvidos pelo grupo.

Pesquisa - O grupo de pesquisa é formado por alunos da graduação e pós-graduação em Administração e professores do Departamento de Administração do CESA. O objetivo é pesquisar problemas ambientais e econômicos relacionados à gestão de resíduos sólidos recicláveis na cidade de Londrina, visando contribuir com o desenvolvimento local.

16h18 Cine Com-Tour tem sessão de pré-estreia do longa Assunto de Família
  14h29 Parceria entre UEL e Federação Paranaense de Futebol forma 28 novos árbitros
  11h46 Ranking britânico posiciona UEL como a melhor do Estado
  15h05 Especializações na área do Direito estão com inscrições abertas até 31 de janeiro