Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

14/12/2018

Terapia Assistida Por Animais comemora dois anos de serviços prestados no HU/UEL

O projeto Terapia por Animais (TAA) completou dois anos de atuação no Hospital Universitário (HU/UEL). O TAA atende crianças internadas, familiares, além de adultos e profissionais que atendem aos pacientes. São sessões quinzenais de interação com cães de diversas raças, que ocorrem sempre aos sábados, das 9 às 11h30, com os objetivos de amenizar o estresse durante a internação e, ao mesmo tempo, acelerar recuperação do paciente.

A ação foi proposta por um grupo de enfermeiros em novembro de 2016, a partir de experiências de sucesso em instituições como o Hospital Sírio-Libanês (São Paulo). A implantação do TAA foi realizada em parceria com a ONG Petiatras, que já desenvolvia trabalho semelhante em outras instituições de Londrina. Desde então, no HU/UEL os cães são considerados, como diz o ditado popular: "melhores amigos do homem".

O objetivo das intervenções do TAA é fazer da permanência no Hospital, durante a internação, período mais agradável, com menos estresse para os pacientes e familiares. Segundo avaliação dos coordenadores da iniciativa, o projeto com os cães reduz as sensações negativas geradas pela doença, além de amenizar o distanciamento do lar. Para eles, os resultados são positivos, "relatos indicam que o TAA só faz bem e acelera a recuperação de crianças e adultos".

No início, o projeto contava com a participação de cachorros da raça Golden Retriever e os respectivos tutores. Hoje também participam cães da raça Shitzu e Pug, além de dois palhaços, novos integrantes do Time TAA do HU/UEL representados pelos voluntários Maicon Bortotto e Jefferson Ferreira, técnico administrativo do SAME/Registro/HU.

Equipe da TAA conta com trabalho de voluntários

As atividades são coordenadas pelos enfermeiros do projeto, Dagmar Vituri, Elisana Camargo e Margarete Andrade. Para a enfermeira Dagmar, coordenadora do projeto no HU/UEL, as atividades com os cães trazem para o ambiente hospitalar momentos de descontração e relaxamento aos pacientes. "O hospital é um ambiente estressante e desconhecido. A presença dos cães proporciona uma sensação de bem-estar, muitos lembram de seus animais, de sua casa e nos agradecem muito pela experiência proporcionada", explica.

A coordenadora relata ainda que ao longo dos dois anos a circulação dos cães pelo Hospita aumentou. O resultado é que hoje cerca de 150 pacientes têm a oportunidade de interagir com os animais durante o período de internação. "Inicialmente eles ficavam apenas no hall do HU e ao longo do tempo, começamos a visitar os pacientes em seus leitos, nas Unidades Adulto e Infantil, conforme protocolo institucional".

Vale ressaltar, segundo ela, que os cães que participam do TAA são assistidos pelos médicos veterinários do projeto. Os animais passam por avaliação médica, exames laboratoriais e vacinação periódica, além de avaliação comportamental antes de serem considerados aptos para as atividades no hospital.

(Com informações e FOTOS da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

18h26 Cursinho Pré-Vestibular da UEL registra 110 aprovações
  16h58 Ranking internacional coloca UEL como melhor do estado
  16h52 Permanência Estudantil: edital unifica processo de seleção
  16h49 Idosos são assistidos pela extensão universitária