Londrina, Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019 -  Busca

14/12/2018

Terapia Assistida Por Animais comemora dois anos de serviços prestados no HU/UEL

O projeto Terapia por Animais (TAA) completou dois anos de atuação no Hospital Universitário (HU/UEL). O TAA atende crianças internadas, familiares, além de adultos e profissionais que atendem aos pacientes. São sessões quinzenais de interação com cães de diversas raças, que ocorrem sempre aos sábados, das 9 às 11h30, com os objetivos de amenizar o estresse durante a internação e, ao mesmo tempo, acelerar recuperação do paciente.

A ação foi proposta por um grupo de enfermeiros em novembro de 2016, a partir de experiências de sucesso em instituições como o Hospital Sírio-Libanês (São Paulo). A implantação do TAA foi realizada em parceria com a ONG Petiatras, que já desenvolvia trabalho semelhante em outras instituições de Londrina. Desde então, no HU/UEL os cães são considerados, como diz o ditado popular: "melhores amigos do homem".

O objetivo das intervenções do TAA é fazer da permanência no Hospital, durante a internação, período mais agradável, com menos estresse para os pacientes e familiares. Segundo avaliação dos coordenadores da iniciativa, o projeto com os cães reduz as sensações negativas geradas pela doença, além de amenizar o distanciamento do lar. Para eles, os resultados são positivos, "relatos indicam que o TAA só faz bem e acelera a recuperação de crianças e adultos".

No início, o projeto contava com a participação de cachorros da raça Golden Retriever e os respectivos tutores. Hoje também participam cães da raça Shitzu e Pug, além de dois palhaços, novos integrantes do Time TAA do HU/UEL representados pelos voluntários Maicon Bortotto e Jefferson Ferreira, técnico administrativo do SAME/Registro/HU.

Equipe da TAA conta com trabalho de voluntários

As atividades são coordenadas pelos enfermeiros do projeto, Dagmar Vituri, Elisana Camargo e Margarete Andrade. Para a enfermeira Dagmar, coordenadora do projeto no HU/UEL, as atividades com os cães trazem para o ambiente hospitalar momentos de descontração e relaxamento aos pacientes. "O hospital é um ambiente estressante e desconhecido. A presença dos cães proporciona uma sensação de bem-estar, muitos lembram de seus animais, de sua casa e nos agradecem muito pela experiência proporcionada", explica.

A coordenadora relata ainda que ao longo dos dois anos a circulação dos cães pelo Hospita aumentou. O resultado é que hoje cerca de 150 pacientes têm a oportunidade de interagir com os animais durante o período de internação. "Inicialmente eles ficavam apenas no hall do HU e ao longo do tempo, começamos a visitar os pacientes em seus leitos, nas Unidades Adulto e Infantil, conforme protocolo institucional".

Vale ressaltar, segundo ela, que os cães que participam do TAA são assistidos pelos médicos veterinários do projeto. Os animais passam por avaliação médica, exames laboratoriais e vacinação periódica, além de avaliação comportamental antes de serem considerados aptos para as atividades no hospital.

(Com informações e FOTOS da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).

11h25 Inovatec.CCE promove inovação na área de negócio e serviços
  09h28 Renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  09h16 Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina
  09h11 Curso para servidores ensina Ferramentas Google para Escritório