Agência UEL de Notícias
    Londrina, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
13/12/2018  

Projetos de Extensão da Odontologia atendem crianças e idosos em Londrina

Agência UEL

Alunos do 1º ao 5ª ano do curso de Odontologia do CCS

Mais de 14 mil crianças de 76 instituições de Londrina foram atendidas em 2018 pelo projeto de extensão "Saúde Bucal em Escolares". Também são destaque outros 540 atendimentos mensais junto a idosos, atendidos pelo projeto "Promoção de Saúde Bucal para Pacientes da 3ª Idade", ambos ligados à Clínica Odontológica Universitária (COU). As atividades anuais dos dois projetos foram encerradas na última terça-feira (11), na sede da COU, localizada centro da cidade, com apresentação de sete propostas de trabalhos para o próximo ano.

Atuam no projeto 38 estagiários, alunos do 1º ao 5ª ano do curso de Odontologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). As propostas mostraram ação práticas que podem ser feitas com as crianças atendidas, como jogo da memória, apresentação musical, limpeza dos dentes de personagens infantis, entre outras.

Para o coordenador do projeto, Wagner Ursi, professor do Departamento de Odontologia Restauradora, a avaliação da atividade dos alunos é sempre positiva e o evento é uma forma de valorizar o que eles fizeram durante o ano. A professora Maura Sassahra Higashi, do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil, orientadora dos alunos no projeto, apontou que o projeto só existe devido a participação e dedicação dos estudantes. "Eles são o projeto e se dedicam ao trabalho desenvolvido. É possível ver a evolução de cada um. O aprendizado que realizado aqui é para a vida".

O projeto atua faz 26 anos, sendo financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a semana, de segunda-feira a sexta-feira, a equipe faz atividades de escovação em centros infantis, escolas municipais, estaduais e particulares, além de pastorais e entidades de assistência. Já o projeto realizado com a 3ª Idade existe faz sete anos, sempre com atividades aos sábados. Os alunos visitam asilos, casas de repouso, pastoral do idoso, com o objetivo de ensinar cuidados de higiene com a prótese, além do alto exame da boca.

Segundo Lirian Adriana Maria da Silva, servidora técnica responsável pelas atividades, o motivo desses anos de permanência do projeto é devido ao apoio da coordenação, a participação dos estagiários, e as escolas, que a cada ano procuram mais atendimento. "Tenho uma história e uma vida praticamente aqui. Eu permaneci e, mesmo com as dificuldades, o projeto continua e nunca foi interrompido", disse.

Também participaram da atividade a pró-reitora de extensão, professora Mara Solange Gomes Dellaroza, o chefe do Departamento de Odontologia Restauradora (ODO), Herbert Fabre, o chefe da Divisão Clínica da COU e professor do ODO, Rodrigo Tiossi, e a chefe do Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (MOOI), Fernanda Akemi Nakanishi Ito. 


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br