Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

12/12/2018

UEL garante captação de R$ 1,5 milhão em edital de Infraestrutura da FINEP

Recursos também serão usados na aquisição de equipamentos para Laboratórios Multiusuários da Universidade

A UEL conseguiu a aprovação de R$ 1,5 milhão na chamada pública da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (FINEP), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, para a compra de equipamentos de ponta que serão utilizados por vários grupos de pesquisa na área de Biotecnologia, com ênfase em saúde única.

A aprovação foi possível a partir da junção de 28 equipes de pesquisa de três Centros de Estudos (Exatas, Biológicas e Agrárias) que trabalham diretamente com saúde e biotecnologia, nas subáreas meio ambiente, saúde animal e humana. Também participaram do edital pesquisadores da Embrapa de Londrina e do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR).

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UEL, professor Amauri Alfieri, a aprovação foi possível a partir da junção de esforços dos vários grupos de pesquisas com um objetivo comum. Os recursos provenientes do edital serão investidos na compra de um servidor de grande porte que será instalado na Assessoria de Tecnologia da Informação (ATI) e que irá melhorar a performance dos trabalhos na análise de genoma.

Outro equipamento que será adquirido é o fermentador utilizado para produção de vacinas e bactérias, essenciais para estudos da área de biotecnologia. Outra parte dos recursos será investida na compra de dois geradores que serão instalados no Laboratório Multiusuário da UEL. Ainda de acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, uma parte menor dos recursos será usada para aquisição de equipamentos complementares, todos para serem compartilhados pelos grupos de pesquisa envolvidos.

Infraestrutura - O edital da FINEP teve o objetivo de contemplar projetos institucionais de infraestrutura científica das áreas de Biotecnologia, Ciências Biomédicas, Engenharias, Ciências Sociais e Nanotecnologia. Além da UEL, apenas uma outra instituição estadual foi aprovada, a Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia. Entre as contempladas também estão as Universidades Federais reconhecidas como a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), além da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade de Brasília (UNB).

Ainda de acordo com o professor Amauri Alfieri, a contemplação da UEL no edital ocorre no momento em que acaba de ser aprovada a criação e implantação do curso de graduação em Biotecnologia, que deverá abrir a primeira turma a partir de 2020, com duração de quatro anos, período integral e carga horária total de 3.750 horas.

A nova graduação será ligada academicamente ao Departamento de Bioquímica e Biotecnologia do Centro de Ciências Exatas (CCE), que já mantém um Programa de Mestrado e Doutorado, com quatro linhas de pesquisa (Biotecnologia Ambiental, Biotecnologia Agroindustrial, Biotecnologia na Saúde e Ensino em Bioquímica).

17h07 Divulgados prazos de inscrições da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  11h37 Abertas inscrições do curso de especialização em Neurociências
  11h17 Projeto de Extensão investe na qualidade de vida e saúde de idosos de Londrina
  08h24 Gauguin: Viagem ao Taiti estreia no Cine-ComTour/UEL