Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

12/12/2018

Professora assume presidência da Federação dos Arte-Educadores do Brasil

"Teremos de intervir e demonstrar a importância da arte na formação do estudante e do indivíduo como um todo", defende Roberta Pucetti, do Departamento de Arte Visual

A professora Roberta Pucetti, do Departamento de Arte Visual, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), assume oficialmente em janeiro de 2019 a presidência da Federação dos Arte-educadores do Brasil (FAEB), primeira entidade da área de arte a se constituir em nível nacional e que reúne professores e pesquisadores da educação básica e do ensino superior que atuam nos processos educativos das artes visuais, dança, música e teatro.

Esta será a segunda vez que a professora assume a presidência da FAEB, considerada também a principal representação dos educadores da área de artes e responsável por debates relacionados a políticas de educação, além de empreender ações nas instâncias governamentais.

Segundo a professora, a meta da próxima administração será reafirmar a importância do ensino das artes na educação do país e estimular o trabalho de pesquisa na área. Outra atribuição será a defesa da categoria, já que houve uma perda do espaço das artes na grade da Educação Básica e do Ensino Médio. A partir de agora caberá aos municípios e aos estados definir quais serão as disciplinas que deverão ser inseridas, juntamente com as matérias obrigatórias.

"Teremos de intervir e demonstrar a importância da arte na formação do estudante e do indivíduo como um todo", defende ela. A eleição de uma professora da UEL na Federação dará ainda maior visibilidade ao Paraná, que passará a ter duas representantes na diretoria da entidade. Além da presidente, um dos membros da diretoria, a professora Rosa Amélia Barbosa, do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Repercussão internacional - A FAEB também representa o Brasil junto ao Consejo Latino- americano de Education por la Arte (CLEA) e junto à International Society for Education through Art (InSEA) e à Organização Ibero - americana de Educação pela Arte (OIE), integrando, portanto, grande rede de entidades que busca o fortalecimento da criação artística e acesso à cultura.

Outra ação importante é a organização do Congresso da Federação de Arte-educadores do Brasil (ConFAEB), encontro anual e internacional, direcionado a estudantes, professores, pesquisadores e interessados no ensino e na pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A entidade congrega ainda 18 associações e núcleos, contando com representantes em todos os estados brasileiros.

18h26 Cursinho Pré-Vestibular da UEL registra 110 aprovações
  16h58 Ranking internacional coloca UEL como melhor do estado
  16h52 Permanência Estudantil: edital unifica processo de seleção
  16h49 Idosos são assistidos pela extensão universitária