Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

11/12/2018

Projeto Sacolas Camponesas reúne apoiadores e apresenta resultados de 2018

Projeto atende cerca de 50 consumidores de Londrina, com produtos de procedência garantida

Agricultores do assentamento Eli Vive, localizado no distrito de Lerrouville, a cerca de 60 quilômetros de Londrina, participaram no último sábado (8) de um Café Campesino para demonstrar o resultado do projeto Sacolas Camponesas, que atende semanalmente cerca de 50 consumidores. Durante a confraternização, as 15 mulheres camponesas que integram do projeto ressaltaram a importância da iniciativa, que prevê ensino de técnicas de produção livre de agrotóxicos e a infraestrutura de comercialização. A confraternização contou com apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) da UEL.

O projeto Sacolas Camponesas começou em 2016 com o objetivo de fortalecer as relações de agricultoras familiares com os consumidores. A iniciativa foi inspirada em uma proposta desenvolvida pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A professora Eliane Tomiasi Paulino, do Departamento de Geociências, do Centro de Ciências Exatas (CCE), colocou em prática a proposta de garantir a compra de cestas de alimentos orgânicos, semanalmente.

Professora Rosangela Moreira destaca o empoderamento da mulher agricultora

A iniciativa coordenada pelas professoras Eliane Tomiasi e Rosangela Moreira do Departamento de Biologia Geral, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), tem como objetivo o empoderamento das mulheres por meio da capacitação para a produção e comercialização de produtos de qualidade e livres de agrotóxicos.

"O projeto de extensão permite colocar o estudante universitário em contato direto com a sociedade, beneficiando muitas vezes uma comunidade carente, no campo e na cidade. Esse processo não é fácil, porque existem muitas coisas que precisam acontecer para o resultado poder dar certo. Mas, é inquestionável que os dois lados saem ganhando e fico muito emocionada em ver a evolução e o resultado desde projeto", afirmou Eliane.

Professora Eliane Paulino ressaltou o impacto da extensão para a comunidade e a academia

O projeto consiste na identificação de parceiros apoiadores que, uma vez integrados, assumem o compromisso de adquirir uma sacola semanal de alimentos frescos e livres de agrotóxicos, a um preço fixo compatível com os valores praticados em supermercados locais. Neste sistema, são disponibilizados seis itens para o consumo de uma família de até quatro pessoas. A lista dos itens obedece a sazonalidade e a viabilidade em termos de rentabilidade para as mulheres, conforme explica, Mariele de Oliveira Silva, uma das idealizadoras do projeto e doutoranda em Geografia na UEL. Desse modo, o grupo de 15 mulheres camponesas cultivam alimentos para os apoiadores - professores, estudantes e funcionários da UEL.

A coordenadora política do assentamento Eli Vive, Sandra Aparecida Costa Ferri, explica a relevância da presença da Universidade no assentamento. "A gente tem a capacitação para produzir durante o ano inteiro com qualidade e diversificação. Esse conhecimento é muito importante para gente, porque atualmente as Sacolas Camponesas são nossa principal fonte de comercialização dos produtos".

A partir desse projeto outras oportunidades começaram a surgir. Atualmente, além das sacolas, as agricultoras mantém uma barraca na feira livre dos Cinco Conjuntos, na Avenida Saul Elkind, que ocorre sempre aos domingos. De acordo com Mariele de Oliveira Silva, a dificuldade fundamental não é produzir, mas fazer com que a produção chegue ao mercado e o projeto também colabora na melhoria na alimentação das próprias famílias do local.

Estudantes, professores e convidados participaram de uma confraternização, com direito a café campesino

Estiveram presentes na confraternização do último sábado, com direito à visita aos canteiros de produção, a diretora de Eventos, Cultura e Relações com a Sociedade da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX), professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade; o Coordenador de Comunicação Social da UEL, Sérgio Gerelus; o vice-diretor do Centro de Ciências Exatas, professor Alan Salvany Felinto; estudantes integrantes do projeto, servidores da PROEX e convidados do Assentamento Eli Vive.

18h26 Cursinho Pré-Vestibular da UEL registra 110 aprovações
  16h58 Ranking internacional coloca UEL como melhor do estado
  16h52 Permanência Estudantil: edital unifica processo de seleção
  16h49 Idosos são assistidos pela extensão universitária