Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

11/12/2018

Fazenda Escola sedia dia de Campo com novas tecnologias em hortaliças

Fazenda Escola da UEL tem estações de abobrinha, alface, tomate, pepino, brócolis, couve flor, entre outras

Cerca de 600 pequenos produtores da região de Londrina devem participar nesta quarta e quinta-feira (dias 12 e 13) do Orion Field Day 2018, na Fazenda Escola da UEL, demonstrando novas tecnologias empregadas em hortaliças. O evento é uma iniciativa da Consoagro, Empresa Júnior do curso de Agronomia e busca proporcionar atividade prática para os estudantes. As visitas serão realizadas sempre a partir das 15 horas, até as 18h.

Foram montadas estações de hortaliças como alface, pepino, brócolis, couve flor utilizando tecnologias como hidroponia, semi-hidroponia, manejo de solo, sistemas de estufas, plantio em vasos e caixotes. Os materiais foram cedidos pela empresa Orion Seeds. Os estudantes que integram a Consoagro foram responsáveis pela condução dos experimentos.

Segundo o diretor de projetos da Consoagro, Pablo Lopes dos Santos, estudante do 3º ano de Agronomia da UEL, este ano os visitantes terão uma agenda de visitas bem livre, podendo conferir à vontade os mais de 20 trabalhos expostos. Ele explica que o evento tem o objetivo de servir de prática de campo para os estudantes de agronomia, além de proporcionar uma mostra de tecnologia para pequenos produtores rurais. Segundo o estudante, o evento é único na região, realizado há quatro anos.

O diretor da Fazenda Escola, José Leonardo Bruno, destaca que o evento é importante para proporcionar uma experiência ao estudante, ao mesmo tempo que apresenta tecnologias de ponta a pequenos agricultores. Ele destaca que foram necessários quatro meses de preparo das estações, desde a semeadura até o ponto de colheita.

O evento aproveita a infraestrutura da Fazenda Escola, uma ideia iniciada há quatro anos pelo então diretor da unidade, professor Cássio Prete, do Departamento de Agronomia, que está se aposentando por tempo de serviço.

Todo o processo é acompanhado por representantes de uma das parceiras do evento, a Orion Seeds, de Londrina, atacadista de insumos agrícolas. Segundo o técnico da empresa, Fernando Freitas, o evento oportuniza aos futuros engenheiros agrônomos uma experiência real de campo, viabilizando o passo a passo do manejo e possibilitando ainda o contato direto com o produtor rural.

Confira mais fotos da Fazenda Escola.

Diretor da Fazenda Escola, José Leonardo Bruno, e técnico da empresa Orion Seeds, Fernando Freitas

18h26 Cursinho Pré-Vestibular da UEL registra 110 aprovações
  16h58 Ranking internacional coloca UEL como melhor do estado
  16h52 Permanência Estudantil: edital unifica processo de seleção