Londrina, Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2019 -  Busca

11/12/2018

Governo autoriza recursos de R$ 6 milhões para inovações

Agência UEL*

A governadora Cida Borghetti autorizou no último dia 3, em Curitiba, o lançamento de três chamadas públicas da Fundação Araucária que totalizam 6 milhões de reais, destinados a projetos de inovação, investimento em pós-graduações e realização de eventos científicos, e consequente avanço na inovação, tecnologia e pesquisa no Paraná.

De acordo com Décio Sperandio (Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), "Um dos editais apoiará as empresas no processo de desenvolvimento de tecnologia. Outro alavancará eventos para disseminação de conhecimento e a ciência e tecnologia e o terceiro vai proporcionar a internacionalização das nossas universidades".

O principal edital, no valor de R$ 4 milhões, destina-se ao Programa Sinapse da Inovação, que já existe em outros estados como Santa Catarina e Espírito Santo, mas é inédito no Paraná. O Programa objetiva estimular boas ideias de estudantes, pesquisadores, professores e profissionais dos diferentes setores.

Serão contemplados até 100 startups, com recursos de até 40 mil reais (Fundação Araucária) como subvenção econômica e 30 mil reais (Sebraetec) para suporte e capacitação. Metade dos contemplados será para ideias dirigidas à formulação de políticas públicas. Os editais foram pensados conforme as vocações, potenciais, tendências e oportunidades de cada região, bem como de seus principais atores da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A segunda chamada pública, no valor de R$ 1 milhão, será voltado à internacionalização dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu acadêmico com notas 6 e 7. A UEL possui três Programas neste nível: Ensino de Ciências e Educação Matemática (nota 7), Patologia Experimental, e Ciência Animal (nota 6).

O terceiro edital vai destinar R$ 1 milhão à organização de eventos das associações ou sociedades técnico-científicas e institutos de pesquisa, a serem realizados entre abril e dezembro do ano que vem, bem como ao intercâmbio de experiências entre pesquisadores e os resultados de seus estudos.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

16h18 Cine Com-Tour tem sessão de pré-estreia do longa Assunto de Família
  14h29 Parceria entre UEL e Federação Paranaense de Futebol forma 28 novos árbitros
  11h46 Ranking britânico posiciona UEL como a melhor do Estado