Londrina, Segunda-Feira, 22 de Abril de 2019 -  Busca

05/12/2018

Em palestra na UEL, Eduardo Suplicy fala sobre Renda Básica de Cidadania

Político esteve na Universidade no dia 30 para a 4ª Semana Cultural, do curso de Direito

Mais de 350 pessoas estiveram no Anfiteatro Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), na última sexta-feira (30), para palestra com o professor e político, Eduardo Suplicy, sobre "Renda Básica de Cidadania". A atividade fez parte da programação da 4ª Semana Cultural, realizada de 26 a 30 de novembro, pelo Centro Acadêmico Sete de Março (CASM) e estudantes do curso de Direito da UEL, com o objetivo de debater os temas: democracia, liberdade, igualdade e respeito às minorias.

A programação do dia 30 foi aberta com apresentação cultural do coletivo negro Esperança Garcia, inspirada nos movimentos contra o racismo, e na atuação política de Eduardo Suplicy, em defesa das minorias e respeito à diversidade étnica do Brasil.

Na palestra, o político destacou que "se quisermos erradicar a pobreza de acordo com os objetivos fundamentais expressos no Artigo 3ª da Constituição do Brasil e atingir esses objetivos de promover dignidade e igualdade para todos, uma solução é instituirmos a Renda Básica de Cidadania (RBC). O direito de toda e qualquer pessoa, não importa a sua origem, raça, sexo, idade, condição civil, ou mesmo socioeconômica de participarmos todos da riqueza comum de nossa nação, através de uma renda que na medida do possível de acordo com o progresso do país será o suficiente para atender as necessidades vitais de cada pessoa - um direito alienável das pessoas de ter acesso à riqueza de nossa nação. Isso já é Lei aprovada pelo Congresso Nacional. Só que a Lei informa que isso será implementado por etapas e há critérios, começando pelos mais necessitados. Assim como faz hoje o programa Bolsa Família, até que um dia todos os brasileiros passam a ter esse direito, inclusive os mais ricos, de participar igualmente na nossa nação" - em referência a trechos do seu livro "Renda de Cidadania. A Saída é pela Porta" (Editora Fundação Perseu Abramo e Cortez Editora, 2002). Ele lembrou também que a implementação efetiva do projeto de RBC depende da força e ação dos jovens e de toda a sociedade em geral.

Suplicy explicou que seus estudos sobre economia, desde os clássicos até os dos grandes economistas da atualidade, suas viagens pelo Brasil, observando as populações pobres, e pelo mundo, examinando experiências de diversas sociedades, levaram-no a desenvolver os argumentos em favor de garantir o direito à vida e à liberdade para todas as pessoas, elaborando como instrumento para a efetivação desse direito, a Renda de Cidadania.

O professor recordou que seu pai lhe disse uma vez na infância que mais importante do que qualquer ajuda que se pode dar a uma pessoa, é parar para ouvir a história dela. "Esta lição eu carrego a minha vida inteira e por isso que nesses 40 anos de história parlamentar, todas as pessoas que me procuram são tratadas com respeito, seja governador do estado ou um morador de rua". Segundo ele, o respeito às pessoas e à busca pela verdade é o que fazem permanecerem tantos anos na política, porque só a igualdade é capaz de transformar a sociedade em um lugar mais justo e digno para todos.

Carreira - Formado em Administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Economia pela Universidade Estadual de Michigan (Estados Unidos), onde também concluiu mestrado e doutorado (PhD), Eduardo Suplicy é também professor universitário e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é um dos fundadores. Foi senador pelo Estado de São Paulo durante 24 anos e atualmente é vereador do município de São Paulo.

Solenidade - O evento contou com a presença de estudantes, professores e servidores da Universidade, integrantes dos coletivos ligados ao curso de Direito, além de representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), organizações dos trabalhadores e demais convidados.

17h51 UEL retoma atividades na próxima segunda-feira
  14h46 Museu Histórico terá mostra Múltiplo Leminski durante o feriado
  14h41 Sua conexão é segura?
  10h47 Duo Jacarandá se apresenta no CECA, no próxima quarta
  11h12 Pró-reitores discutem melhorias para a graduação
  10h32 Especialização realiza encontro de Neurociências, em junho
  11h18 Aberto edital para contratação de professores