Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
03/12/2018  

UEL sedia evento de bioanalítica

Agência UEL

Pesquisadores da Dublin City University participam da 6ª Escola Bioanalítica

Professores, estudantes e pesquisadores das áreas biológica, farmacêutica, química e médica participaram entre os dias 28 e 30 de novembro, do evento 6ª Escola Bioanalítica, no Anfiteatro do PDE, no Campus. A realização foi do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com o Departamento de Química da UEL.

Minicursos, conferências, palestras em inglês e português sobre as pesquisas desenvolvidas durante o ano e apresentações de painéis fizeram parte da programação, que contou a colaboração científica internacional dos pesquisadores e professores especializados em bioanalítica, da Dublin City University, Brian Kelleher, Dermont Walls, John F. Gallagher, Kieran J. Nolan e Francis O'Connor.

O objetivo foi ampliar o ensino e a divulgação sobre aplicação de técnicas da nanotecnologia em bioanalítica, relacionando com a resolução de problemas envolvendo qualidade de segurança alimentar, proteção ambiental e gestão da saúde. Um exemplo disso foi a palestra "Análise de Especiação Química e Quantificação Absoluta de Proteínas: Métodos Bioanalíticos usando ICP-MS e IDA", proferida pelo pesquisador Bernardo Ferreira Braz, da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), que abordou a biodisponibilidade de ferro dentro na formulação do leite de vaca e do leite humano. 

O evento foi coordenado professores Luiz Henrique Dall'Antonia e César Ricardo Teixeira Tarley, ambos do Departamento de Química, do Centro de Ciências Exatas (CCE). Tarley que afirma que o evento é importante para a discussão do desenvolvimento de novos sistemas que colaboram para o controle de qualidade, bem-estar e saúde da sociedade, além de contribuir na formação de recursos humanos bem qualificados.

Instituto - Criado em 2008, com o objetivo de consolidar a Química Bioanalítica no país, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica (INCTBio), envolve atualmente 17 instituições de ensino superior brasileiras, sendo financiado pelo Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia, sob coordenação do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico (CNPq).

O grupo é constituído por especialistas das principais áreas da Química Analítica potencialmente aplicável para amostras biológicas. O principal objetivo do Instituto é demonstrar a importância da Química Bioanalítica no Brasil, ajudando no avanço de melhorias e desenvolvimento de novas técnicas e produtos para a sociedade.


rodapé da notícia

  14h22 16/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h21 15/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  14h19 12/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h29 11/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
  12h28 10/04/24 - Revista do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br