Londrina, Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018 -  Busca

03/12/2018

Diversidade religiosa é tema do programa Modos de Vida da Rádio UEL FM

A série "O Deus de Quem? Um retrato da diversidade religiosa brasileira" será transmitida a partir de segunda-feira (3), às 16h30, no programa Modos de Vida da Rádio UEL FM (107,9 MHz - www.uelfm.uel.br). Serão exibidas até 7 de dezembro cinco reportagens radiofônicas que abordam como as diversas religiões presentes no Brasil interagem na sociedade. A produção é da estudante de Jornalismo, Victória Vischi da Cruz, com a supervisão da professora Mônica Kaseker, do Departamento de Comunicação, para a UEL Sonora - Agência Experimental de Radiojornalismo.

A interferência do período colonial na vida religiosa, a forma como as diversidades de valores e festividades das crenças influenciam a cultura brasileira, a presença da religião na política apesar do estado laico, a interação de práticas religiosas de cura com a medicina ocidental moderna e a intolerância religiosa são os temas abordados pela série.

A ideia da série partiu da observação da frequência da presença de pautas religiosas no ambiente político e do problema da intolerância religiosa. Em outubro deste ano, foram eleitos 84 candidatos identificados com a crença evangélica, um aumento de 12% em relação à última legislatura. O número cresceu também no Senado, onde antes eram três e serão, a partir de 2019, sete parlamentares. No total, o grupo que era formado por 78 integrantes passará a ter 91 congressistas. Isso é o que indica o levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

A influência da religião foi marcante, ainda, no discurso de candidatos a presidência, inclusive do presidente eleito Jair Bolsonaro. "Os valores religiosos em propostas levantadas nos ambientes governamentais mostram uma mistura dos valores privados com interesses públicos, por isso até que ponto essa presença da religião é legítima e quando ela passa a ferir a laicidade do Estado Democrático de Direito? Essa é uma das discussões presentes nas reportagens", explicou a estudante Victória Vischi da Cruz, responsável pela série.

09h20 Montagem de estudantes de Artes Cênicas é baseada em peças do Samuel Beckett
  09h21 Projetos de Extensão da Odontologia atendem crianças e idosos em Londrina
  18h17 Ano letivo 2019: renovação de matrícula da graduação até 18 de janeiro
  17h57 UEL garante captação de R$ 1,5 milhão em edital de Infraestrutura da FINEP