Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

28/11/2018

Chef renomado visita laboratórios de pesquisa de qualidade de carne da UEL

Foto: Divulgação

O chef Jefferson Rueda, considerado um dos maiores destaques da gastronomia brasileira, vai estar na UEL nesta sexta-feira (30) para conhecer dois projetos de pesquisa em qualidade de carne e iniciar os primeiros contatos para a confecção de um livro que deverá reunir informações técnicas e receitas inovadoras. Rueda desembarca em Londrina no início da manhã desta sexta, quando deve conhecer o Centro de Produção de Suínos, na Fazenda Escola, e o Laboratório de Avaliação da Qualidade de Carne, no Centro de Ciências Agrárias (CCA). Na parte da tarde, às 15 horas, ele se reúne com os pesquisadores para discutir a publicação, na sala 802 do CCA.

O convite para o chef partiu das equipes do Grupo de Pesquisa e Análise de Carnes (GPAC) e do grupo Pesquisa e Ensino em Suinocultura (PES), coordenados respectivamente pelos professores Ana Maria Bridi e Caio Abércio da Silva, ambos do Departamento de Zootecnia da UEL. Segundo a professora Ana Bridi, o encontro reunirá pesquisadores que buscam melhorar produção, conforto animal e produtividade com os interesses do consumidor, que busca sabor, maciez e textura.

"Vamos avaliar a parte de produção animal e o consumo. Estamos fazendo união entre a fazenda e o garfo", define a professora. Os dois grupos de pesquisa integram o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, que oferece Mestrado e Doutorado, reconhecido com Nota 6 pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um dos mais importantes do país e de visibilidade internacional.

O programa qualifica recursos humanos na área de Ciências Agrárias, em especial para o desenvolvimento de pesquisas em Sanidade e Produção Animal, envolvendo os Departamentos de Medicina Veterinária Preventiva; Zootecnia e Clínicas Veterinárias, vinculados aos cursos de graduação em Medicina Veterinária e em Zootecnia da UEL.

Jefferson Rueda - Apontado como um dos maiores nomes da gastronomia nacional, Jefferson Rueda nasceu em São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, e começou trabalhando como açougueiro em sua cidade natal. Aos 17 anos, formou-se chef internacional, e então migrou para São Paulo, onde trabalhou em alguns dos principais restaurantes da cidade.

Ao longo de 20 anos de carreira conquistou prêmios nacionais e internacionais, entre eles, a lista dos 50 Best Latin America e estrela no Guia Michelin. Atualmente é proprietário do restaurante A Casa do Porco Bar, em São Paulo, onde suas receitas são disputadas por clientela fiel.

18h26 Cursinho Pré-Vestibular da UEL registra 110 aprovações
  16h58 Ranking internacional coloca UEL como melhor do estado
  16h52 Permanência Estudantil: edital unifica processo de seleção
  16h49 Idosos são assistidos pela extensão universitária