Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2019 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
28/11/2018  

UEL tem 5 novos Doutorados

José de Arimathéia

Produção científica e avaliação da Capes garantem à UEL cinco novos Programas de Doutorado, três em Humanas

Em 2019, a Universidade Estadual de Londrina terá cinco novas turmas de Doutorado, alimentando um círculo virtuoso de produção científica de qualidade, aumento de projetos de pesquisa e recursos de fomento, e crescimento institucional. Foram aprovados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) cinco novos Doutorados: Arquitetura e Urbanismo UEM/UEL (Centro de Tecnologia e Urbanismo); Ciência da Informação (Centro de Educação, Comunicação e Artes); Filosofia (Centro de Letras e Ciências Humanas); Fisiopatologia Clínica e Laboratorial (Centro de Ciências da Saúde) e Sociologia (Centro de Letras e Ciências Humanas). Considerando o número atual de Doutorados na instituição (25), o aumento é de 20%. Vale ressaltar que a maioria dos Mestrados respectivos são relativamente novos: o do CCS é de 2016 e outros três são de 2012. E ainda: o Doutorado em Arquitetura é o primeiro do Paraná e o terceiro do sul do Brasil.

Na avaliação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Amauri Alfieri, os novos Doutorados refletem a qualidade dos respectivos Mestrados e demonstram o peso das pós-graduações na instituição, pois para um Doutorado ser autorizado pela Capes, o Mestrado deve alcançar nota 4 na avaliação quadrienal, o que os cinco fizeram nas avaliações de 2017. Além disso, afirma Amauri, a Pós-graduação contribui muito para as boas posições da UEL nos rankings nacionais e internacionais. "Assim a UEL cresce e se destaca, na chamada verticalização do ensino", declara o pró-reitor.

Um dos efeitos da abertura de novos Doutorados é a possibilidade de gerar ainda mais projetos de pesquisa capazes de concorrer em editais nacionais e internacionais e obter recursos de fomento. É um círculo virtuoso, no qual a produção científica gera recursos, que gera crescimento e conseqüente maior produção científica de qualidade. Para o pró-reitor, o que pesa na aprovação de um novo Doutorado é principalmente a produção científica regular de todo o corpo docente do Mestrado, e principalmente do corpo discente como coautor.

O professor Amauri lembra que as avaliações da Capes são rígidas e os Programas têm sua responsabilidade aumentada quando abrem um Doutorado. Se a avaliação cai para nota 3, por exemplo, o Programa perde o Doutorado. Três notas 3 seguidas custam o próprio Mestrado.

COORDENADORES

Para o coordenador do Programa de Filosofia, professor Eder Soares Santos, a recente aprovação do Doutorado em Filosofia pela Capes representa para o Departamento e Programa de Pós-graduação o coroamento dos esforços de todos os professores em buscar oferecer uma graduação e pesquisa em Filosofia em níveis de excelência. "Estivemos na última avaliação entre os Programas mais produtivos da nossa comunidade filosófica e nossos alunos têm defendido dissertações de reconhecida qualidade. Nossa meta é manter o que já conquistamos e elevar ainda mais a qualidade de nossas atividades, focando na expansão nacional e internacional de nossas atividades de pesquisa", afirma.

O coordenador do Doutorado em Arquitetura, professor Sidnei Guadanhim, destaca a associação entre as duas maiores instituições de ensino superior públicas do estado (UEL e UEM) e a expectativa de que o Doutorado amplie a área de influência, que já abrange toda a região sul, e parte dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para Sidnei, é um avanço na formação de pesquisadores qualificados para inovar e estabelecer novos conceitos, métodos e técnicas para o projeto da edificação e o planejamento urbano. E ainda um "aprofundamento do conhecimento reflexivo, analítico e propositivo relativo à interação entre projeto, ambiente construído, usuário e tecnologias, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades".

A professora Márcia Regina Eches Perugini (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas/Centro de Ciências da Saúde), coordenadora do novo Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial, destaca que o Doutorado foi criado apenas dois anos após o início do Mestrado, e é oferecido em conjunto com os Departamentos de Microbiologia e Patologia Experimental do Centro de Ciências Biológicas. O Programa visa atender à crescente demanda por qualificação nesta área de concentração e contribuir para o desenvolvimento científico-tecnológico, ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e à disseminação do conhecimento. "A aprovação, tanto do Doutorado como do Mestrado, com conceito 4 pela CAPES, nos enche de orgulho e consolida a excelência no Ensino, Pesquisa, Extensão e Cooperação técnico-científica do corpo docente", enfatiza Márcia.

Novos Titulados

A UEL tem novos titulados que defenderam suas pesquisas recentemente. A professora Eliacir Neves França (Departamento de Educação), concluiu Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas (SP) ao defender o estudo intitulado "Insaes e A3es: estudo comparado do processo da política para a criação de uma agência de regulação da educação superior no Brasil e em Portugal".

O professor João Américo Tomaz de Aquino (Departamento de Ciências Contábeis) defendeu a tese "O domínio das tecnologias digitais na percepção de alunos ingressantes e concluintes do curso de ciências contábeis da Universidade Estadual de Londrina" e obteve o título de Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

Silvia Regina Tacla, docente do Departamento de Direito Público, doutorou-se em Estudos da Linguagem pela UEL, defendendo a tese "Análise de Discurso e Direito: o preâmbulo constitucional de 1988 e seus entornos".

Outras matérias da Edição 1386 do Jornal Notícia




rodapé da notícia

  09h52 Abertas inscrições do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
  09h26 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  17h37 Departamento de Serviço Social promove Seminário sobre Direitos Humanos
  15h02 Colegiado divulga 3ª Semana de Integração do curso de Psicologia
  11h01 Banco de Leite Humano do HU necessita de doações de lactantes
  10h22 Núcleo de Acessibilidade promove oficina sobre inclusão no nível superior
  09h45 Mostra Londrix Vídeo Poema incentiva criação literária londrinense
  09h27 Inovatec: prazo para envio de resumos de trabalhos termina dia 27
  17h06 Emergência e Medicina Intensiva de Pequenos Animais
  17h00 Programa Paraná Fala idioma: Curso de Francês Básico
  16h53 Abertas inscrições para Programa de Pesquisas em Saneamento Ambiental
  14h44 79ª edição do Ciclo de Física Nuclear Aplicada começa dia 27
  10h52 Proppg divulga resultado do Programa de Bolsas de Pós-doutorado
  09h32 Terminam dia 19 as inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  08h47 Seti prorroga prazo de execução do programa Universidade Sem Fronteiras
  15h02 Pós-graduação: Últimos dias de inscrições para cursos de especialização
  10h50 Pró-reitoria divulga chamada de apoio a eventos científicos
  10h41 Boitatá é primeiro periódico exclusivo das áreas de oralidade e literatura
  10h03 UEL investe na pesquisa e produção de materiais 100% biodegradáveis
  09h52 Abertas inscrições do programa CAPES e Comissão Fulbright de bolsas de doutorado
  10h29 Laboratório de Línguas oferta opções de cursos de idiomas, inclusive Latim e Grego
  17h06 Cartão Transporte: Aberto agendamento para renovação e novos cadastros
  09h14 Cine Com-Tour/UEL destina ingressos de cinema para os novos alunos
  14h22 Professor integra comissão do Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura
  09h14 Voz do Silêncio em cartaz no Cine Com-Tour/UEL
  10h41 Abertas inscrições do curso Língua e Cultura Japonesa 2019
  09h35 Programa Paraná Fala idiomas divulga curso de francês básico
  09h36 UEL e Prefeitura de Londrina ofertam curso de formação para professores
D
DESTAQUES ::.

Livros para ler, pensar e viver

Proteção social como estratégia de resistência

Revista da Ciência da Informação é destaque nacional

Projeto de pesquisa: A família não é mais como antig
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br