Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca

14/11/2018

UEL FM apresenta especial com o grupo feminino Mawaca no sábado (17)

O Mawaca faz show em Londrina dia 22, no Teatro Ouro Verde, pelo Circulasons. E ganha um especial neste sábado, às 11 horas, na Rádio UEL FM (107,9 MHz e no www.uelfm.uel.br). O programa tem reprise no dia do show, às 17 horas. Desde que gravou seu primeiro álbum, em 1998, o Mawaca já cantou em mais de 20 línguas; apresentou-se no Rock in Rio; fez shows na Amazônia brasileira, Bolívia, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grécia e China.

A pluralidade étnica característica do repertório do Mawaca começa com a escolha de seu nome. Em 1995, quando procurava um termo que definisse o espírito daquele projeto musical que estava por vir, a diretora musical Magda Pucci encontrou estampada no The New Oxford Companion to Music a palavra mawaka (com "k") que, na língua Hausa, significa cantores. No entanto, a escolha de um termo africano poderia limitar a imagem do grupo, já que o repertório não se restringe a músicas do continente negro.

As pesquisas seguiram e Magda descobriu que aquele termo do norte da Nigéria apontava para diversas outras culturas. Na América Latina hispânica, Umawak?a é o lugar sagrado das águas andinas. Também em nosso continente, a palavra Amawaca (ou Amahuaca) aparece para designar o povo indígena que vive na fronteira com o Peru, às margens do Orinoco. Já os índios Mehinaku do Xingu acreditam que "waka" são os mensageiros entre as aldeias.

Na língua japonesa, pode ser interpretado como canto sagrado, canto em harmonia ou porta para a criação da arte de fazer poemas. Diante de tantos significados e possibilidades linguísticas, o grupo troca o ?k? pelo ?c?, abrasileirando a grafia do termo, e firma seu nome definitivo MAWACA com o desejo de que todos esses sentidos inspirem sua música. As informações são do site do grupo.

O Mawaca pesquisa e recria a música das mais diversas culturas do mundo há 23 anos. O show é dedicado à força da voz feminina, aos refugiados, à tradição oral e às mulheres de diferentes culturas. Com arranjos inovadores e criativos, o grupo traz músicas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. Tem temas mediterrâneos, balcânicos, africanos, japoneses, chineses, resultado de pesquisa da diretora musical e arranjadora do Mawaca, Magda Pucci. São temas ancestrais que revelam as características étnicas locais e dialogam com a música brasileira.

O especial na UEL FM teve seleção musical de Agnaldo Barbosa, dos CDs CDs Mawaca pra todo canto, Mawaca Astrolabio Tucupira e do trabalho mais recente do grupo, Nama Pariret. O show será dia 22. Já no dia 23, Madga Pucci, diretora do Mawaca, vai dar a oficina Cantos da Floresta, o universo musical indígena, no centro cultural Sesi AML, das 3 às 6 da tarde. O Mawaca vem a convite do Circulasons, uma alternativa para os ouvidos. Curadoria e produção: Janete El Haouli e TOCA - arte ação criação. Ingressos à venda na Ciranda, Sonkey, Brasiliano Bar e Cozinha e no Teatro Ouro Verde. E também no site Sympla. O Circulasons tem apoio da UEL FM.

(Com informações da UEL FM).