Londrina, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 -  Busca

13/11/2018

Prevenção ao afogamento é tema de atividade com crianças no CEFE

Atividade prática na piscina do Centro de Educação Física e Esporte, no Campus Universitário(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de ensinar crianças da rede municipal de ensino medidas simples para prevenir situações de afogamento, na última semana foram realizadas atividades teóricas e práticas com alunos de duas unidades escolares da zona rural de Londrina. As aulas foram no Centro de Educação Física e Esporte (CEFE), da UEL.

Durante a semana, os estudantes da Escola Municipal Luiz Marques Castelo, no Distrito do Espírito Santo, e da Escola Municipal Vitório Libardi do Patrimônio de Guairacá receberam aulas teóricas e práticas com o doutor em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), professor do curso de Educação Física na UEL há 32 anos, Ernani Xavier Filho, e alunos do curso.

Ao todo, cerca de 20 crianças de cada escola foram acompanhadas por 12 estagiários do curso de educação física. O professor ensinou medidas preventivas ao afogamento, como nunca ir sozinho nadar em piscina, rios, lagos, açudes e outros espaços como estes; não nadar depois de ter almoçado ou jantado; quando estiver em ambientes com Corpo de Bombeiros, sempre se atentar às bandeiras de sinalização e apenas adentrar em áreas com bandeiras verdes; sempre que se deslocarem até a água avisarem seus pais, para que eles supervisionem seus filhos e nunca nadar em lugares desconhecidos.

Depois, munidos do conhecimento teórico, os alunos partiram para a parte prática na piscina aquecida da Universidade, sempre com auxílio dos estagiários. "Repassamos informações importantes de forma simples, para que os alunos aprendessem realmente a se prevenir de situações de afogamento. Na parte prática, levei os estagiários participantes do projeto de extensão tanto do bacharelado quanto da licenciatura para a atividade. Assim, depois discutiremos em sala de aula como foi a atividade prática com as crianças. A iniciativa foi uma forma de sensibilizarmos os gestores da Secretaria de Educação sobre a importância da prevenção ao afogamento", explicou o professor Ernani.

De acordo com a gerente da regional rural da SME, Teresa Canhada Furlanetto, mesmo não tendo piscinas nas escolas municipais de Londrina é necessário que as crianças obtenham estes conhecimentos, pois geralmente em datas comemorativas elas são levadas aos parques aquáticos da região e aquelas que moram na zona rural também contam, muitas vezes, com represas, lagos, riachos ou açudes nas propriedades da família. ?Sempre é muito importante falarmos sobre a prevenção ao afogamento, porque isso agrega conhecimento aos estudantes, que são levados para os familiares e amigos externos à escola. Além disso, há muitas crianças que convivem em locais que têm piscina, açudes e represas, principalmente na zona rural de Londrina. Assim, ensinando medidas simples, elas podem evitar situações graves de afogamento?, frisou.

Este foi o primeiro passo de uma parceria feita com a rede municipal de ensino e o curso de Educação Física da UEL. A intenção é que todos os alunos da rede recebam esse treinamento. Para isso, no início do ano letivo de 2019, provavelmente em fevereiro, será aberto um curso extracurricular para todos os professores de educação física da Secretaria Municipal de Educação. Nele, Xavier Filho falará aos professores que se interessarem e estes terão mais acesso às informações sobre prevenção aos afogamentos e poderão repassá-las aos seus alunos. Além de repassar informações sobre o afogamento, o professor abordará métodos de socorro e emergência em situações como estas, visto que apenas adultos têm condições para salvar crianças.

A atividade será feita a partir de aulas teóricas e práticas, que serão realizadas no CEFE/UEL, assim como já foi realizado com os alunos do Distrito do Espírito Santo e de Guairacá. A ação foi promovida com vistas ao cumprimento da Lei Municipal nº 12.416/2016, que propõe a Semana Municipal de Prevenção ao Afogamento. A proposta de lei é de autoria do vereador, Tio Douglas.

(Com informações do N.Com).