Com o objetivo de reconhecer os trabalhos de excelência desenvolvidos durante seus anos de reitorado, a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) homenageia, desde 2006, professores e professoras que deixaram o cargo de reitor em suas universidades. O 63º Fórum da Abruem, que será realizado neste mês de novembro, homenageará, com Diploma de Associado Honorário da Abruem, sete ex-reitores e reitoras de instituições afiliadas. A ex-reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, será homenageada.
A professora e ex-reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL) possui licenciatura em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais, ambos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É doutora em Ciências, com a pesquisa Ciclo Celular em Meristemos: La Producción de Intercambios entre Cromátidas Hermanas, pela Universidad Complutense de Madrid (Espanha).
Berenice Quinzani é docente na UEL desde 1979, onde, além de reitora entre 2014 e 2018, já ocupou cargos de chefe e vice-chefe do departamento de Biologia Geral, coordenadora do Mestrado em Genética e Melhoramento, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, presidente do Conselho Deliberativo da Intuel, vice-reitora e presidente do Conselho Diretor do Hospital Universitário.
Além disso, Berenice presidiu o Conselho Paranaense de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e foi diretora Científica da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná por quatro anos. A ex-reitora também assumiu a presidência da Rede Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul Universitária, que congrega 34 Universidades públicas do Paraguai, Brasil, Argentina, Chile e Bolívia. Publicou dezenas de artigos científicos em periódicos nacionais, internacionais, livros e capítulos de livros.
Orientou alunos de Iniciação Científica e Mestrandos em Genética e Biologia Molecular e coordenou vários projetos de pesquisa aprovados por órgãos de fomento. Tem experiência nas áreas de Biologia Celular e Genética, com ênfase em Genética Toxicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: mutagênese química e ambiental, ensaios in vitro, genotoxidade e antimutagênese.
(Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Abruem e Plataforma Lattes).