Londrina, Sábado, 20 de Abril de 2024 -  Busca

21/10/2018

Cops registra abstenção de 1.509 candidatos na 1ª fase

Candidatos aguardavam início da prova

O total de 1.509 candidatos deixaram de comparecer neste domingo (21), 1ª fase do Vestibular 2019 da UEL. A quantidade de ausentes correspondeu ao índice de abstenção de 7,49% dos 20.135 inscritos, número considerado normal pela direção da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS) da UEL, que registrou concurso bastante tranquilo. Apenas um candidato necessitou de atendimento, mas conseguiu realizar a prova com supervisão da equipe médica. Foi aplicada a prova de Conhecimentos Gerais, 60 questões objetivas de Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. O tema geral foi "(des) encantamento do mundo", integrando todos os conteúdos.

Segundo a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, o tema exigiu dos candidatos leitura atenta, sendo necessário posicionamento frente a questões atuais que afetam a sociedade. Ela confirmou que os vestibulandos atenderam à solicitação de chegar ao local de provas com mais de uma hora de antecedência. Neste domingo pela manhã apenas 24 candidatos compareceram ao plantão da Cops, no Campus Universitário, para solicitar documentação provisória por extravio dos documentos pessoais.

1ª fase: Cops contabilizou 1.509 ausentes

A Universidade também recebeu inúmeros telefonemas de candidatos sobre o horário, que foi alterado pelas operadoras de telefonia, adiantando em uma hora, mesmo com o horário de verão definido para ter início em 4 de novembro. As provas foram aplicadas de acordo com hora de Brasília. O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, destacou o trabalho realizado pelas quase 2 mil pessoas que trabalham nos setores de atendimento, fiscalização, logística e segurança do Vestibular. Ele disse que todo este trabalho, além do rigor com documentação, é para minimizar qualquer problema. "Nossa preocupação maior é com a lisura do concurso", afirmou o reitor. Ele disse ainda que o Vestibular representa grande evento para Londrina.

Dos mais de 20 mil inscritos, pouco mais de 13 mil são de fora da cidade, o que implica em grande impacto para rede hoteleira, além do comércio e dos serviços. Este ano o Vestibular atraiu candidatos de praticamente todo o país, inclusive de localidades distantes como o Amazonas. Somente os estados do Pará e do Rio Grande do Norte não estão representados no concurso.

Reitor da UEL, Sérgio Carvalho, avalia 1ª fase do concurso

Caderno de Provas - A UEL libera neste domingo, às 19h30, o caderno de provas. Neste caso o candidato deverá retornar à sala de prova para pegar o caderno. Logo após, às 20 horas, a Cops divulga o gabarito provisório, no endereço COPS.

O resultado da 1ª Fase será divulgado no próximo dia 7 de novembro, às 17 horas, também no site da Cops. As provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. O cartão de Inscrição da 2ª fase estará disponível em 22 de novembro, a partir das 17 horas, na página da COPS.

Vagas - A UEL oferta 2.521 vagas em 53 cursos de graduação. Outras 564 por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), totalizando 3.085 vagas. O resultado da 2ª fase do Vestibular será divulgado no dia 18 de janeiro de 2019.