Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

18/10/2018

Alunos e professores divulgam projetos no Dia C da Ciência

Divulgação científica junto à comunidade

Alunos e professores da UEL promoveram nesta quarta-feira (17), no Aterro do Lago Igapó 2, o Dia C da Ciência - Todos pela ciência brasileira, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O objetivo é promover a divulgação científica das universidades brasileiras e mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como elas influenciam o cotidiano de todo cidadão.

Em uma das tendas foram expostas as atividades e projetos do Laboratório de Patologia Molecular, do Departamento de Ciências Patológicas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB). A responsabilidade pelo Laboratório, professora Alessandra Armani, explica que os objetivos da exposição foram as causas do câncer de pele. "Nós trazemos um linha de pesquisa entre os dois tipos de câncer de pele: o melanoma e não melanoma", disse a aluna da UEL, Hannah Hamada. Ela acrescenta que a proposta da ação no Lago é divulgar as atividades ligadas ao Laboratório.

Projetos e pesquisas na área da Saúde, em especial do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), também foram expostos durante a ação. Outro destaque foi a exposição das atividades dos programas de Residência e de pós-graduação. "Nosso objetivo é divulgar as pesquisas que o CCS faz", conta Lauren Leal, uma das responsáveis pela tenda de Enfermagem. São investigados pelo grupo os principais malefícios do bisturi elétrico, usado em cirurgias de pequeno, médio e grande porte.

Programação integra as comemorações dos 47 anos da UEL

Em alguns casos ocorreram integração de cursos, como na Tenda 15, supervisionada pelos professores Tiago Pereira, do Centro de Ciências Exatas (CCE), Sonia Vargas, do Centro de Ciências Biológicas (CCB) e Marta Furlan, do Departamento de Educação, do CECA. Eles divulgaram pesquisas realizadas nas áreas de Física, Ciências Sociais e Psicologia.

Os professores e alunos do Departamento de Filosofia e Biologia, na tenda coordenada pela aluna de graduação Roberta Cremonez, apresentaram o Museu itinerante de Endoscopia, que vai às escolas de Londrina e região. "Nós levamos microscópios e ensinamos aos alunos como é feita a montagem de da lâmina", comenta Roberta. Ela acredita que a interdisciplinaridade é importante por possibilitar que várias disciplinas possam trabalhar no mesmo assunto, com vários pontos de vista.

Os integrantes dos projetos de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), em que a UEL coordena a área da cadeia produtiva do leite, também estiveram presentes, com o objetivo de popularizar as pesquisas que a Universidade desenvolve, mostrando a aplicabilidade e multidisciplinaridade delas. O responsável é o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Amauri Alcindo Alfieri.

A programação, que integra as comemorações dos 47 anos da UEL, ainda conta duas palestras com pesquisadores convidados, no Auditório Cyro Grossi, no CCB, no Campus Universitário. E também com a presença do ex-presidente da Eletrobrás, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, que profere palestra sobre o tema "Ciência para a redução das desigualdades".

A iniciativa é vinculada ao Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). Além da UEL, também participam pesquisadores do Iapar, Embrapa Soja e da Unopar, que apresentam, junto com estudantes de doutorado, mestrado e pesquisadores de Iniciação Cientifica (estudantes de graduação), as linhas de pesquisas e projetos dos programas.

17h07 Divulgados prazos de inscrições da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  11h37 Abertas inscrições do curso de especialização em Neurociências
  11h17 Projeto de Extensão investe na qualidade de vida e saúde de idosos de Londrina
  08h24 Gauguin: Viagem ao Taiti estreia no Cine-ComTour/UEL