Londrina, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2019 -  Busca

16/10/2018

Alunos e professores participam do Dia C da Ciência

Pesquisadores da UEL, Iapar, Embrapa Soja e da Unopar participam nesta quarta-feira (17) do "Dia C da Ciência", mostra de trabalhos e de pesquisas desenvolvidas nas várias áreas do conhecimento, no Aterro do Lago Igapó II, a partir das 8h30. O objetivo é demonstrar a importância da pesquisa e de seus impactos para o país, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL, em parceria com o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A programação também integra as comemorações dos 47 anos da UEL.

Segundo a professora Adriana Lourenço Soares, do Escritório de Apoio ao Pesquisador da PROPPG, estudantes do ensino médio deverão visitar os 24 estandes que serão montados no Aterro do Lago. Escolas públicas e privadas confirmaram participação no evento. Ela explica que a UEL deverá participar com 15 estandes, apresentando pesquisas realizadas em oito Centros de Estudos.

Além dos coordenadores dos trabalhos, o público poderá ter contato com estudantes de Doutorado, Mestrado e com pesquisadores de Iniciação Científica (estudantes de graduação). Vários Programas das áreas de Exatas, Biológicas, Saúde e Humanas confirmaram participação. "Entendemos que será uma oportunidade também para a troca de experiências e de informações", acredita a coordenadora do evento.

Palestras - Além da mostra, a programação do "Dia C da Ciência" prevê duas palestras, com pesquisadores convidados, no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus Universitário. A primeira conferência será às 16 horas, com o economista e professor Marcio Pochmann, da Unicamp, que falará para pesquisadores, estudantes e interessados sobre o tema Desigualdade: os desafios as serem enfrentados no século XXI.

Posteriormente, a partir das 19h30, o ex-presidente da Eletrobrás, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, faz uma palestra sobre o tema "Ciência para a redução das desigualdades", destacando o papel das Universidades na economia nacional (produção de royalties), produção científica brasileira, além de abordar produções alternativas de energia, uma tendência no país, a partir do aproveitamento de sistemas eólicos e solar.

17h07 Divulgados prazos de inscrições da seleção do Curso Especial Pré-Vestibular
  11h37 Abertas inscrições do curso de especialização em Neurociências
  11h17 Projeto de Extensão investe na qualidade de vida e saúde de idosos de Londrina
  08h24 Gauguin: Viagem ao Taiti estreia no Cine-ComTour/UEL