Londrina, Quarta-Feira, 21 de Novembro de 2018 -  Busca

16/10/2018

Alunos e professores participam do Dia C da Ciência

Pesquisadores da UEL, Iapar, Embrapa Soja e da Unopar participam nesta quarta-feira (17) do "Dia C da Ciência", mostra de trabalhos e de pesquisas desenvolvidas nas várias áreas do conhecimento, no Aterro do Lago Igapó II, a partir das 8h30. O objetivo é demonstrar a importância da pesquisa e de seus impactos para o país, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da UEL, em parceria com o Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino (COPROPI) e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP). A programação também integra as comemorações dos 47 anos da UEL.

Segundo a professora Adriana Lourenço Soares, do Escritório de Apoio ao Pesquisador da PROPPG, estudantes do ensino médio deverão visitar os 24 estandes que serão montados no Aterro do Lago. Escolas públicas e privadas confirmaram participação no evento. Ela explica que a UEL deverá participar com 15 estandes, apresentando pesquisas realizadas em oito Centros de Estudos.

Além dos coordenadores dos trabalhos, o público poderá ter contato com estudantes de Doutorado, Mestrado e com pesquisadores de Iniciação Científica (estudantes de graduação). Vários Programas das áreas de Exatas, Biológicas, Saúde e Humanas confirmaram participação. "Entendemos que será uma oportunidade também para a troca de experiências e de informações", acredita a coordenadora do evento.

Palestras - Além da mostra, a programação do "Dia C da Ciência" prevê duas palestras, com pesquisadores convidados, no Auditório Cyro Grossi, no Centro de Ciências Biológicas (CCB), no Campus Universitário. A primeira conferência será às 16 horas, com o economista e professor Marcio Pochmann, da Unicamp, que falará para pesquisadores, estudantes e interessados sobre o tema Desigualdade: os desafios as serem enfrentados no século XXI.

Posteriormente, a partir das 19h30, o ex-presidente da Eletrobrás, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, faz uma palestra sobre o tema "Ciência para a redução das desigualdades", destacando o papel das Universidades na economia nacional (produção de royalties), produção científica brasileira, além de abordar produções alternativas de energia, uma tendência no país, a partir do aproveitamento de sistemas eólicos e solar.

10h50 PROPPG divulga workshop sobre colaboração científica e escrita acadêmica
  11h01 Empresa Júnior do curso de Direito conquista Desafio Todos Juntos Pela Educação
  17h32 Cops garante prova sem prejuízos aos candidatos de concurso de escrivão da Polícia Civil do PR
  17h34 Microbiologista formado na UEL participa de pesquisa aeroespacial da Nasa