Londrina, Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018 -  Busca

10/10/2018

Ouro Verde recebe show de Badi Assad dia 19 de outubro

Badi Assad

A cantora, compositora e violonista Badi Assad faz show em Londrina no dia 19 de outubro, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde UEL, pelo projeto Circulasons. O show Volta ao Mundo em 80 Artistas contempla compositores e cantores que influenciaram a carreira de Badi, cujo reconhecimento a colocou entre os 100 melhores artistas do mundo em 1994 pela revista Guitar Player internacional. Além de Badi Assad no violão, percussão e voz, o show vai contar com o percussionista Claudinho Santana.

Nascida em uma família de músicos que inclui os irmãos Sérgio e Odair Assad, integrantes do consagrado Duo Assad, Badi Assad começou a se dedicar ao violão na adolescência e teve desenvolvimento surpreendente no instrumento.

Após participar e ser premiada como concertista em diferentes concursos de violão clássico, Badi Assad lançou o primeiro disco, Solo, em 1994 pelo selo americano Chesky Records. Era o início de uma conquista mundial.

No mesmo ano, em 1994, a revista Guitar Player selecionou Badi entre os 100 melhores artistas do mundo. A mesma Guitar Player escolheu Badi Assad como melhor violonista do ano de 1995. E seu disco Rhythms (1995) foi selecionado como melhor disco de violão acústico.

Em 1996, a revista Classical Guitar citou os 10 artistas que mais revolucionaram as guitarras nos anos 90. Badi aparece ao lado de Ani Di Franco, Ben Harper e Tom Morello. Já em 1998, Badi Assad fixou residência nos Estados Unidos, onde lançou o disco Chameleon pela PolyGram. Neste disco, o repertório trazia várias canções de Badi com Jeff Scott Young, ex-integrante da banda Megadeth.

Com o desenvolvimento da carreira, o canto foi ganhando cada vez mais força, acompanhado pela percussão e pelos improvisos. Badi Assad alcançou um estilo único, onde o canto e o violão têm a mesma importância, sempre abrindo espaço para efeitos vocais e percussivos. Dessa forma, ela consegue se apropriar de canções nos mais diferentes estilos, transitando entre o jazz, o erudito, o blues, o rock e a música brasileira, encaixando-se confortavelmente no ambiente da world music pela universalidade da sua obra.

O reconhecimento internacional reflete-se na agenda disputada de shows, nas inúmeras reportagens da imprensa estrangeira e nas parcerias com nomes como os guitarristas de jazz John Abercrombie e Larry Coryell (ambos falecidos em 2017).

Badi também integra o trio StringShot, ao lado de Roy Rogers (slide guitar) e Carlos Reyes (violino). No Brasil, faz parte do coletivo VIOLAB, ao lado de violonistas renomados como Alessandro Penezzi, Douglas Lora, Marco Pereira, Paulo Bellinati, Ulisses Rocha e Yamandu Costa.

Volta ao mundo - O show Volta ao Mundo em 80 Artistas, que Badi Assad apresenta no circulasons, é inspirado no livro de mesmo nome lançado pela cantora em 2017. Publicado pela editora Pólen, a obra reúne crônicas sobre diferentes artistas de diversos países.

São nomes como Anima Annabi (Tunísia), Sting (Inglaterra), Astor Piazzolla (Argentina), Tori Amos (EUA), Björk (Islândia) e Lorde (Nova Zelândia). Entre os brasileiros, estão Elza Soares, Naná Vasconcelos, Ney Matogrosso, Fernanda Takai, Filipe Catto e Egberto Gismonti - que se apresenta em Londrina pelo Circulasons em dezembro. Após o show, Badi Assad vai lançar o livro Volta ao Mundo em 80 Artistas no Teatro Ouro Verde, com sessão de autógrafos.

Serviço - Volta ao Mundo em 80 Artistas - Show com Badi Assad e Claudinho Santana. Dia 19 de outubro (sexta-feira), pontualmente às 20 horas, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Faixa etária: livre. Idealização, curadoria e produção: Janete El Haouli - TOCA: arte ação criação.

Ingressos - Os ingressos para o show Volta ao Mundo em 80 Artistas já estão à venda com o preço promocional de R$ 80 para o par de ingressos (2 ingressos) nos pontos de venda: Bilheteria do Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85), de segunda a sexta, das 14 às 18 horas. Brasiliano Bar & Cozinha (R. Espírito Santo, 655), de terça a sábado, das 19 às 23 horas. Sonkey Instrumentos Musicais (Avenida Senador Souza Naves, 9), de segunda a sexta, das 9 às 18 horas, e sábados das 9 às 13 horas. Loja Ciranda (Rua Prefeito Hugo Cabral, 656), de segunda a sexta das 9 às 18 horas, sábados das 9 às 13 horas. Integrantes da comunidade universitária têm direito à meia-entrada.

Os ingressos também estão à venda online pela Sympla, com taxa administrativa adicional de R$ 8 (2 ingressos por R$ 88) no endereço https://bit.ly/2NHrQmf. Faixa etária: livre.

WORKSHOP - Badi Assad vai ministrar em Londrina o workshop A música da Badi no dia 18 de outubro, das 16hs às 19hs, no Sesi/AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130), em frente à Concha Acústica. As inscrições estão abertas online pela plataforma Sympla (https://bit.ly/2Ojgpk8) com o valor de R$ 55.

O show de Badi Assad é o segundo realizado em Londrina pelo projeto Circulasons. Em setembro, o Teatro Ouro Verde recebeu os duos Lívia Nestrovski & Fred Ferreira e Ná Ozzetti & Zé Miguel Wisnik em uma noite que emocionou o público. Criado pela produtora e musicista Janete El Haouli, por intermédio da TOCA: arte ação criação, o Circulasons 2018 prossegue até dezembro.

Patrocinadores - Cosan, Cacique, Blindex, Adama, Vectra, Atos, Uniprime, Escola de Música Canto da Lira, Sonkey, Midiograf, Alameda, Hotel Crystal e Brasiliano. Apoiadores - Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina, SESI, UEL FM 107,9, ACIL, Associação Médica de Londrina, Ciranda, Capta+ e Ibrahim Gastronomia.

(Com informações e FOTO da Assessoria de Imprensa

16h38 Divisão da Casa de Cultura ganha nova iluminação cênica
  16h00 Organizadores do FILO reafirmam programação para dezembro
  15h02 Laboratório faz atendimento clínico de aves posssui-foto