Londrina, Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2019 -  Busca

10/10/2018

Diretores do FIML divulgam relatório de atividades

Vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, destacou o importante papel da UEL na realização do Festival

O vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, recebeu ontem, terça-feira (9), no Gabinete, a comissão deliberativa do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML). Ela é composta pela professora da UEL, Magali Kleber, diretora pedagógica, e Marco Antônio Almeida, diretor artístico, que apresentaram relatório sobre o processo de planejamento e execução da edição 2018 do Festival.

De acordo com o relatório, foram captados para realização do 38º FML R$1.958.200,80 provenientes de convênios e contratos (R$653.729,80), doação direta (R$20.500,00), investimentos indiretos (R$552.271,00) e do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura (MincCPRONAC) - R$731.700,00.

Segundo Magali Kleber, a parte pedagógica proporcionou cursos de formação de professores e educação musical. Foram cerca de 800 participantes e 1.290 inscrições. "O FIML sempre funcionou como uma escola sazonal de música para a cidade", afirmou. Ela destacou ainda o papel inclusivo do Festival, que acolhe alunos do nível iniciante ao avançado, de criança ao idoso, atuando também juntamente com projetos sociais.

Marco Antonio falou sobre a programação artística, que trouxe 69 apresentações musicais para a cidade, tanto de música popular quanto erudita. "Sem os parceiros o Festival não acontece", afirmou. Ele lembrou o papel da Universidade enquanto Instituição promotora.

O vice-reitor da UEL, Décio Sabbatini, destacou o importante papel dos organizadores na realização de mais uma edição, principalmente em meio à recessão econômica. Ele lembrou também da necessidade de estreitar relações com o novo governo para firmar parcerias culturais para a cidade de Londrina e região.

Presente na reunião, o secretário Estadual da Cultura, João Luiz Fiani, recebeu agradecimento dos organizadores por ter contribuído nos quatros anos de gestão com a realização do Festival. Participaram também da apresentação o secretário Municipal da Cultura, Caio Julio Cesaro, a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas, e a assessora pedagógica FIML, Cris Resende.

16h12 Projeto retoma sessões de massoterapia no Campus e HU/UEL
  09h52 Abertas inscrições do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
  14h40 Simpósio internacional de patologia reúne pesquisadores brasileiros e internacionais
  14h39 Último dia de inscrições para seleção do Curso Especial Pré-Vestibular