Londrina, Quarta-Feira, 17 de Outubro de 2018 -  Busca

24/09/2018

UEL reconhece colaboração e empenho de Kimiko Yoshii posssui-foto

Kimiko Yoshii recebeu título de cidadã benemérita

A empresária Kimiko Yoshii foi homenageada na última sexta-feira (21) durante reunião do Conselho Universitário da UEL, que concedeu o título de cidadã benemérita, pelo trabalho desenvolvido para o aprimoramento da cultura e do Ensino Superior nos últimos anos. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), presidida pelo reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, acompanhado do vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, e demais membros do Conselho Universitário.

A família Yoshii é reconhecida em Londrina pelo apoio a projetos e a entidades sociais e culturais como a Guarda Mirim, Instituto Yoshii e Grupo Ishindaiko, que realiza trabalho de resgate da cultura japonesa. Na UEL, o casal foi responsável, no ano de 2.000, pela doação da estrutura física que abriga a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), guiada pelo fomento a empresas de base tecnológica. No ano passado, o casal Atsushi e Kimiko Yoshii doou R$ 1 milhão para a compra de um piano de cauda para o Cine Teatro Ouro Verde. O dinheiro foi repassado à Universidade logo após a reinauguração do Teatro. Parte dos recursos ainda atenderam outras necessidades da instituição.

Em seu pronunciamento o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, afirmou que a conduta da família Yoshii demonstra compromisso com a valorização da cultura e da área social, semelhante ao trabalho desenvolvido pela Universidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão. "Hoje recebemos a aula de uma verdadeira professora da vida. Não existe qualquer ação que substitua o seu compromisso pela busca da melhoria das condições de vida da comunidade", afirmou o reitor.

Em seu discurso, a homenageada exibiu imagens e documentos para contar a própria trajetória. Kimiko é nascida e criada na cidade de Assaí (PR), em uma família de agricultores pioneiros até o encontro com o marido, Atsushi, há mais de 50 anos. Ela cursou duas graduações na UEL, Letras e Direito.

Solenidade contou com apresentação da cantora mirim Emanuelli Sugayama

"A gratidão é a memória do coração. Nossa fé necessita de ação, visando a construção de um mundo melhor", afirmou a homenageada. Ela demonstrou ainda o trabalho que realiza à frente da Guarda Mirim e exibiu imagens históricas da inauguração do prédio da Intuel, atual Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), no ano de 2.000. E concluiu dizendo que o trabalho social desenvolvido pela família representa a verdaderia retribuição, lição que aprendeu ainda pequena com os pais e avós que sempre demonstraram preocupação com a própria comunidade.

O empresário Atsushi Yoshii classificou a atividade social desenvolvida pela mulher como perseverante, um ideal a ser seguido. "Cremos na mudança pela educação, pelo desenvolvimento das pessoas. Esta é a real solução para a sociedade", discursou. Além do empresário, também participaram da cerimônia o filho Leonardo e a neta, Ana Carolina, que ressaltaram lembranças da mãe e da avó, sempre envolvida com causas sociais.

Grupo Ishindaiko de Taiko

A solenidade contou também com a apresentação da Banda Marcial da Guarda Mirim de Londrina, do Grupo Ishindaiko de Taiko, da cantora Emanuelli Sugayama, campeã brasileira de música japonesa, categoria Doyo-C. Participaram da cerimônia, além de familiares e amigos da família Yoshii, o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Ailton Nantes, o reitor da Unifil, Eleazar Ferreira, diretores de centros de estudos e chefes das unidades e órgãos da UEL.

Confira as Fotos da solenidade de entrega do título.

16h38 Divisão da Casa de Cultura ganha nova iluminação cênica
  16h00 Organizadores do FILO reafirmam programação para dezembro
  15h02 Laboratório faz atendimento clínico de aves posssui-foto
  14h41 Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas é aberto no CCH