Agência UEL de Notícias
    Londrina, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
24/09/2018  

UEL reconhece colaboração e empenho de Kimiko Yoshii posssui-foto

Agência UEL

Kimiko Yoshii recebeu título de cidadã benemérita

A empresária Kimiko Yoshii foi homenageada na última sexta-feira (21) durante reunião do Conselho Universitário da UEL, que concedeu o título de cidadã benemérita, pelo trabalho desenvolvido para o aprimoramento da cultura e do Ensino Superior nos últimos anos. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), presidida pelo reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, acompanhado do vice-reitor, Décio Sabbatini Barbosa, e demais membros do Conselho Universitário.

A família Yoshii é reconhecida em Londrina pelo apoio a projetos e a entidades sociais e culturais como a Guarda Mirim, Instituto Yoshii e Grupo Ishindaiko, que realiza trabalho de resgate da cultura japonesa. Na UEL, o casal foi responsável, no ano de 2.000, pela doação da estrutura física que abriga a Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), guiada pelo fomento a empresas de base tecnológica. No ano passado, o casal Atsushi e Kimiko Yoshii doou R$ 1 milhão para a compra de um piano de cauda para o Cine Teatro Ouro Verde. O dinheiro foi repassado à Universidade logo após a reinauguração do Teatro. Parte dos recursos ainda atenderam outras necessidades da instituição.

Em seu pronunciamento o reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, afirmou que a conduta da família Yoshii demonstra compromisso com a valorização da cultura e da área social, semelhante ao trabalho desenvolvido pela Universidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e da extensão. "Hoje recebemos a aula de uma verdadeira professora da vida. Não existe qualquer ação que substitua o seu compromisso pela busca da melhoria das condições de vida da comunidade", afirmou o reitor.

Em seu discurso, a homenageada exibiu imagens e documentos para contar a própria trajetória. Kimiko é nascida e criada na cidade de Assaí (PR), em uma família de agricultores pioneiros até o encontro com o marido, Atsushi, há mais de 50 anos. Ela cursou duas graduações na UEL, Letras e Direito.

Solenidade contou com apresentação da cantora mirim Emanuelli Sugayama

"A gratidão é a memória do coração. Nossa fé necessita de ação, visando a construção de um mundo melhor", afirmou a homenageada. Ela demonstrou ainda o trabalho que realiza à frente da Guarda Mirim e exibiu imagens históricas da inauguração do prédio da Intuel, atual Agência de Inovação Tecnológica (AINTEC), no ano de 2.000. E concluiu dizendo que o trabalho social desenvolvido pela família representa a verdaderia retribuição, lição que aprendeu ainda pequena com os pais e avós que sempre demonstraram preocupação com a própria comunidade.

O empresário Atsushi Yoshii classificou a atividade social desenvolvida pela mulher como perseverante, um ideal a ser seguido. "Cremos na mudança pela educação, pelo desenvolvimento das pessoas. Esta é a real solução para a sociedade", discursou. Além do empresário, também participaram da cerimônia o filho Leonardo e a neta, Ana Carolina, que ressaltaram lembranças da mãe e da avó, sempre envolvida com causas sociais.

Grupo Ishindaiko de Taiko

A solenidade contou também com a apresentação da Banda Marcial da Guarda Mirim de Londrina, do Grupo Ishindaiko de Taiko, da cantora Emanuelli Sugayama, campeã brasileira de música japonesa, categoria Doyo-C. Participaram da cerimônia, além de familiares e amigos da família Yoshii, o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Ailton Nantes, o reitor da Unifil, Eleazar Ferreira, diretores de centros de estudos e chefes das unidades e órgãos da UEL.

Confira as Fotos da solenidade de entrega do título.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br