Londrina, Sábado, 15 de Dezembro de 2018 -  Busca

21/09/2018

Alunos do CESA praticam diplomacia em Simulação das Nações Unidas

O total de 64 alunos da UEL irão participar da "1ª Simulação UEL das Nações Unidas", que será realizada de 1 a 3 de outubro, na Subseção da OAB (Avenida Parigot de Souza, nº 311) - Londrina. O evento vai contar com simulação de Comitês da Assembleia Geral das Nações Unidas. Participarão alunos dos cursos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) - Direito, Administração e Secretariado Executivo.

O objetivo é proporcionar experiência prática de diplomacia, além de aproximar os participantes de temas ligados ao Direito Internacional e Direitos Humanos. O evento visa também fomentar a criação de MUNs (Simulação das Nações Unidas) dentro da Universidade. E para incentivar os debates, foram escolhidos temas de grande relevância no âmbito internacional, presentes na mídia e nos órgãos internacionais: a crise nuclear na Coreia e a crise humanitária na Líbia.

Comitês - Serão dois Comitês, o Shangri-la Dialogue e o Comitê da Assembleia Geral para Assuntos Sociais Culturais. Cada comitê vai tratar de um tema, sendo que o participante representará país diferente, dentre os países que são membros. Os alunos receberão material prévio para estudo para que eles tenham noção de como o país se posiciona sobre o tema. Também serão orientados com relação as regras de funcionamento das Sessões de Comitês.

Segundo informações da organização, os participantes serão encorajados a atuar como verdadeiros delegados, por meio da participação ativa nas sessões do comitê designado. A regra principal, segundo eles, é respeitar fielmente o ponto de vista do país que representam, interagindo no momento oportuno, com o objetivo de defender os interesses, realizar negociações e obter melhores vantagens geopolíticas e internacionais. A finalidade é gerar competição para chegar a um acordo com os demais delegados de outros países, sem deixar de proteger os direitos humanos, conforme normas do Direito Internacional.

"Os alunos terão que produzir documento final para tentar resolver a situação ou fazer recomendações, pensando como o país se posicionaria sobre o tema. Eles terão que fazer esse documento nos moldes dos documentos que a própria ONU produz nessas Sessões dos Comitês", explicou Julia Borges da Costa Abdalla, coordenadora do evento. Essa simulação, segundo ela, ajuda também o participante a desenvolver a prática da oratória, além de aprofundar o contato com o Direito Internacional.

Ainda de acordo com a coordenadora, outro objetivo da competição é incentivar a prática não só na Universidade, mas também na cidade de Londrina. "Esses MUNs são muito conhecidos no Brasil inteiro, muitas universidades já aderiram a eles", disse.

O evento é organizado pela Equipe de Competições e Simulações da UEL, que faz parte do projeto de pesquisa e ensino "Programa de Formação Complementar em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Mecanismos de Solução de Conflitos", coordenado pela professora Márcia Teshima, do Departamento de Direito Privado.

21h49 Governo libera investimentos de R$ 8 milhões para UEL e Hospital Universitário
  18h08 Programas de pós-graduação abrem inscrições para estudante especial
  16h02 Sete alunos são selecionados para o Programa Estudante Parceiro
  23h41 Departamento do CCE oferta curso de Verão sobre Patologia Geral