Londrina, Terça-Feira, 16 de Outubro de 2018 -  Busca

21/09/2018

Alunos do CESA praticam diplomacia em Simulação das Nações Unidas

O total de 64 alunos da UEL irão participar da "1ª Simulação UEL das Nações Unidas", que será realizada de 1 a 3 de outubro, na Subseção da OAB (Avenida Parigot de Souza, nº 311) - Londrina. O evento vai contar com simulação de Comitês da Assembleia Geral das Nações Unidas. Participarão alunos dos cursos do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) - Direito, Administração e Secretariado Executivo.

O objetivo é proporcionar experiência prática de diplomacia, além de aproximar os participantes de temas ligados ao Direito Internacional e Direitos Humanos. O evento visa também fomentar a criação de MUNs (Simulação das Nações Unidas) dentro da Universidade. E para incentivar os debates, foram escolhidos temas de grande relevância no âmbito internacional, presentes na mídia e nos órgãos internacionais: a crise nuclear na Coreia e a crise humanitária na Líbia.

Comitês - Serão dois Comitês, o Shangri-la Dialogue e o Comitê da Assembleia Geral para Assuntos Sociais Culturais. Cada comitê vai tratar de um tema, sendo que o participante representará país diferente, dentre os países que são membros. Os alunos receberão material prévio para estudo para que eles tenham noção de como o país se posiciona sobre o tema. Também serão orientados com relação as regras de funcionamento das Sessões de Comitês.

Segundo informações da organização, os participantes serão encorajados a atuar como verdadeiros delegados, por meio da participação ativa nas sessões do comitê designado. A regra principal, segundo eles, é respeitar fielmente o ponto de vista do país que representam, interagindo no momento oportuno, com o objetivo de defender os interesses, realizar negociações e obter melhores vantagens geopolíticas e internacionais. A finalidade é gerar competição para chegar a um acordo com os demais delegados de outros países, sem deixar de proteger os direitos humanos, conforme normas do Direito Internacional.

"Os alunos terão que produzir documento final para tentar resolver a situação ou fazer recomendações, pensando como o país se posicionaria sobre o tema. Eles terão que fazer esse documento nos moldes dos documentos que a própria ONU produz nessas Sessões dos Comitês", explicou Julia Borges da Costa Abdalla, coordenadora do evento. Essa simulação, segundo ela, ajuda também o participante a desenvolver a prática da oratória, além de aprofundar o contato com o Direito Internacional.

Ainda de acordo com a coordenadora, outro objetivo da competição é incentivar a prática não só na Universidade, mas também na cidade de Londrina. "Esses MUNs são muito conhecidos no Brasil inteiro, muitas universidades já aderiram a eles", disse.

O evento é organizado pela Equipe de Competições e Simulações da UEL, que faz parte do projeto de pesquisa e ensino "Programa de Formação Complementar em Direito Internacional dos Direitos Humanos e Mecanismos de Solução de Conflitos", coordenado pela professora Márcia Teshima, do Departamento de Direito Privado.

16h38 Divisão da Casa de Cultura ganha nova iluminação cênica
  16h00 Organizadores do FILO reafirmam programação para dezembro
  15h02 Laboratório faz atendimento clínico de aves posssui-foto
  14h41 Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas é aberto no CCH