Londrina, Quarta-Feira, 19 de Junho de 2019 -  Busca

20/09/2018

Encontro do CCS reforça prevenção do câncer de mama

Professoras responsáveis pelo Estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva e da Residência em Uroginecologia e Obstetrícia Funcional, do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), promovem em 2 de outubro, o 5º Encontro de Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama. O evento será no Anfiteatro da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a partir das 8h30 (Rua Luis Dias, 393).

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, dentro do Outubro Rosa. O Encontro é realizado em parceria com a Unidade Básica de Saúde Vila Brasil e Centro de Atendimento Social Ágape.

Segundo a professora Celita Salmaso Trelha, do Departamento de Fisioterapia, a programação prevê: cerimonial de abertura, apresentação de Coral da Tok de Amor, palestras com o Mastologista Thiago Astorga Martins e a Fisioterapeuta e Residente em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia Funcional Izabela, Rocha Gonçalves.

Também será realizada mesa-redonda com integrantes do Grupo de Apoio à Vida, Tok de Amor, do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), profissionais da UBS Vila Brasil e depoimentos de mulheres que tiveram ou estão em tratamento de câncer de mama.

Dados - O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente entre as mulheres brasileiras, em seguida está o câncer de pele (não melanoma). O câncer de mama responde por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano e também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Existem vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico, desde que precocemente diagnosticados. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos.

11h25 Inovatec.CCE promove inovação na área de negócio e serviços
  09h28 Renovação de matrícula para 11 cursos de graduação
  09h16 Ranking Internacional classifica UEL entre as 39 melhores da América Latina
  09h11 Curso para servidores ensina Ferramentas Google para Escritório