Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

20/09/2018

Encontro do CCS reforça prevenção do câncer de mama

Professoras responsáveis pelo Estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva e da Residência em Uroginecologia e Obstetrícia Funcional, do Departamento de Fisioterapia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), promovem em 2 de outubro, o 5º Encontro de Mulheres na Luta contra o Câncer de Mama. O evento será no Anfiteatro da Paróquia Nossa Senhora das Graças, a partir das 8h30 (Rua Luis Dias, 393).

O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, dentro do Outubro Rosa. O Encontro é realizado em parceria com a Unidade Básica de Saúde Vila Brasil e Centro de Atendimento Social Ágape.

Segundo a professora Celita Salmaso Trelha, do Departamento de Fisioterapia, a programação prevê: cerimonial de abertura, apresentação de Coral da Tok de Amor, palestras com o Mastologista Thiago Astorga Martins e a Fisioterapeuta e Residente em Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia Funcional Izabela, Rocha Gonçalves.

Também será realizada mesa-redonda com integrantes do Grupo de Apoio à Vida, Tok de Amor, do Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), profissionais da UBS Vila Brasil e depoimentos de mulheres que tiveram ou estão em tratamento de câncer de mama.

Dados - O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente entre as mulheres brasileiras, em seguida está o câncer de pele (não melanoma). O câncer de mama responde por aproximadamente 25% dos casos novos a cada ano e também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Existem vários tipos de câncer de mama, sendo que alguns evoluem de forma rápida, outros não. A maioria dos casos tem bom prognóstico, desde que precocemente diagnosticados. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos.