Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

19/09/2018

Ex-aluna do ProfLetras é destaque do Prêmio Professores do Brasil

Ana Paula da Silva apresentou projeto Jornal Escolar: escrita significativa e formação cidadã

A aluna do ProfLetras/UEL, Ana Paula da Silva, teve projeto classificado como destaque do Paraná no 11º Prêmio Professores do Brasil. O projeto inscrito na categoria de Anos Finais do Ensino Fundamental tem como título "Jornal Escolar: escrita significativa e formação cidadã". A iniciativa foi desenvolvida em escola pública de Londrina, com foco no letramento escolar, a partir de questões e interesses dos alunos e da comunidade escolar. O resultado foi a elaboração de matérias jornalísticas.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação e, entre outros objetivos, tem a proposta de dar visibilidade a trabalhos de professores das redes públicas de ensino que contribuem para a qualidade da educação básica brasileira. Na edição deste ano, foram 4.024 trabalhos inscritos e, na fase estadual, apenas três trabalhos foram selecionados.

A professora Ana Paula ficou satisfeita com o resultado. Segundo ela, o sucesso do projeto foi fruto do trabalho realizado com a participação e envolvimento dos alunos, apoio da gestão escolar, além de leituras e reflexões realizadas durante o ProfLetras. Ela considera ainda que a articulação entre a formação acadêmica e a pesquisa interventiva é o diferencial do Mestrado Profissional, enquanto oportunidade única de ampliar conhecimentos.

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação em Letras (stricto sensu), reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino no país.