Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca

19/09/2018

HU/UEL faz série de atividades durante Setembro Verde

Para marcar o Setembro Verde, que marca o mês de incentivo à doação de órgãos, o Hospital Universitário (HU/UEL) vai realizar série de ações ligadas à doação de órgãos. A abertura do evento ocorre nesta quinta-feira (20), às 9 horas, no hall de entrada do Hospital. A solenidade de abertura vai contar com os diretores, Coral do HU e convidados.

Na semana de 24 a 28 serão realizadas atividades educativas e lúdicas nos três períodos (matutino, vespertino e noturno). As atividades serão coordenadas por integrantes da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), com participação dos enfermeiros e residentes do curso de Enfermagem.

Para encerrar o mês de conscientização à doação de órgãos, no dia 27, também no hall, serão realizadas ações educativas para servidores e para comunidade externa sobre os temas: Doação de órgãos e tecidos, Doação de medula óssea e Banco de Olhos Regional de Londrina.

O Setembro Verde no HU terá atividades organizadas pelos integrantes da Cihdott e da Divisão de Ensino e Pesquisa (Depe) do HU. Cada setor irá paramentar o setor com detalhes da campanha: balões, faixas, cartazes e laços com a cor verde, mantendo o slogan da campanha "Doação de órgãos, Abrace a Vida".

As atividades serão voltadas para o acolhimento familiar, isso significa que os setores do hospital são responsáveis pelo cuidado com o paciente e também pelo atendimento aos familiares dos pacientes.

A Depe oferece treinamentos sobre doação de órgãos com enfoque em "validação após parada cardíaca e morte encefálica", com a emissão de certificados. Além disso, o Banco de Olhos do HU/UEL e a Organização de Procura de Órgãos (OPO), da 17º Regional de Saúde, realizarão palestras em hospitais da região com os temas: validação de tecidos oculares após parada cardiorrespiratória e entrevista familiar.

(Com informações da Assessoria de Imprensa do HU/UEL).