Agência UEL de Notícias
    Londrina, Terça-Feira, 19 de Março de 2024 -  Busca   

 · Agência UEL de Notícias  · Jornal Notícia
18/09/2018  

Palestra de Jessé Souza reúne público de 600 pessoas posssui-foto

Agência UEL

Sociólogo Jessé Souza

O projeto de extensão Práxis, coordenado pelo professor Fábio Lanza, do Departamento de Ciências Sociais, promoveu ontem, segunda-feira (17), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, palestra com o sociólogo Jessé Souza, autor do livro "A Elite do Atraso - Da Escravidão à Lava-Jato" (Editora LeYa, 2017). O evento, que contou com vários parceiros, reuniu mais de 600 pessoas, entre profissionais, professores, estudantes e entidades sindicais.

Espetáculo Vickings e o Reino Saqueado

A programação foi aberta com apresentação cultural inspirado na obra de Jessé Souza - A Elite do Atraso - que trata da atual crise brasileira, as raízes históricas e sociais e as implicações para o futuro do país. Com base no livro, a Cia os Palhaços de Rua apresentou em frente ao Ouro Verde o espetáculo "Vickings e o Reino Saqueado".

Na palestra o sociólogo Jessé Souza destacou que "a classe média é feita de imbecil pela elite, sem culpa e remorso, que humilha e mata os pobres". Segundo ele, a mídia, a Justiça e a intelectualidade, de maneira quase unânime, estão a serviço dos donos do poder, com o objetivo de manter o povo em um estado permanente sonolência.

O sociólogo salientou ainda que a sociedade brasileira foi forjada à sombra da escravidão. "Atribuiu-se muitas de nossas características à dita herança portuguesa, mas não havia escravidão em Portugal. Nós brasileiros, somos filhos de um ambiente escravocrata. Mas, como essa herança nunca foi refletida e criticada, continua sob outras máscaras".

Ele também citou trechos dos livros Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda, e os Donos do Poder, de Raymundo Faoro. Jesse explicou que as obras influenciaram a construção política do Brasil e a formação acadêmica da elite intelectual. "O mito nacional é um conto de fadas para explicar às pessoas como o brasileiro é corrupto culturalmente, moldado pela emoção, não democrático, não produtivo, entre outras", diz Jessé, que denominou esse fenômeno de "personalismo" e classificando-o como "uma das três mentiras contadas pela elite sobre quem o brasileiro é".

Jessé Souza - Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), o convidado é professor da Universidade Federal do ABC. Jessé Souza é autor de 27 livros, incluindo "A ralé brasileira: quem é e como vive" (2009), "A tolice da inteligência brasileira" (2015) e "A radiografia do golpe" (2016). Ele também foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2015 e 2016, Souza coordenou pesquisas de amplitude nacional sobre classes e desigualdade social.

Solenidade - O evento contou com a presença do reitor da UEL, Sérgio Carvalho, Diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas, Ronaldo Baltar, coordenador do Projeto de Extensão - Práxis, professor Fábio Lanza, jornalista Reinaldo Zanardi, representante do Coletivo Cidadania Brasileira, Luara Scalassara, além de representantes de organizações dos trabalhadores e demais convidados.


rodapé da notícia

  14h40 15/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h39 14/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h38 13/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h35 12/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
  14h31 11/12/23 - Boletim do Meio-Dia (UEL FM)
D
DESTAQUES ::.

Portal O Perobal

Jornal Notícia

Rádio UEL FM

TV UEL
B
BUSCA no SITE ::.
C
CANAIS ::.
COMITÊS / COMISSÕES
OUTROS ENDEREÇOS
PORTAIS
PROGRAMAS / PLANOS
SAÚDE
SERVIÇOS
Fale com o Reitor
Agenda do Reitor
Holerite
Certificados Declarações
L
LINKS ::.
                             
© Universidade Estadual de Londrina
Coordenadoria de Comunicação Social
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10.011 | CEP 86.057-970 | Londrina - PR
Fone: (43) 3371-4361/4115/4331  Fax: (43) 3328-4593
e-mail: noticia@uel.br