Londrina, Segunda-Feira, 17 de Junho de 2019 -  Busca

18/09/2018

Palestra de Jessé Souza reúne público de 600 pessoas posssui-foto

Sociólogo Jessé Souza

O projeto de extensão Práxis, coordenado pelo professor Fábio Lanza, do Departamento de Ciências Sociais, promoveu ontem, segunda-feira (17), no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, palestra com o sociólogo Jessé Souza, autor do livro "A Elite do Atraso - Da Escravidão à Lava-Jato" (Editora LeYa, 2017). O evento, que contou com vários parceiros, reuniu mais de 600 pessoas, entre profissionais, professores, estudantes e entidades sindicais.

Espetáculo Vickings e o Reino Saqueado

A programação foi aberta com apresentação cultural inspirado na obra de Jessé Souza - A Elite do Atraso - que trata da atual crise brasileira, as raízes históricas e sociais e as implicações para o futuro do país. Com base no livro, a Cia os Palhaços de Rua apresentou em frente ao Ouro Verde o espetáculo "Vickings e o Reino Saqueado".

Na palestra o sociólogo Jessé Souza destacou que "a classe média é feita de imbecil pela elite, sem culpa e remorso, que humilha e mata os pobres". Segundo ele, a mídia, a Justiça e a intelectualidade, de maneira quase unânime, estão a serviço dos donos do poder, com o objetivo de manter o povo em um estado permanente sonolência.

O sociólogo salientou ainda que a sociedade brasileira foi forjada à sombra da escravidão. "Atribuiu-se muitas de nossas características à dita herança portuguesa, mas não havia escravidão em Portugal. Nós brasileiros, somos filhos de um ambiente escravocrata. Mas, como essa herança nunca foi refletida e criticada, continua sob outras máscaras".

Ele também citou trechos dos livros Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre, Raízes do Brasil, de Sergio Buarque de Holanda, e os Donos do Poder, de Raymundo Faoro. Jesse explicou que as obras influenciaram a construção política do Brasil e a formação acadêmica da elite intelectual. "O mito nacional é um conto de fadas para explicar às pessoas como o brasileiro é corrupto culturalmente, moldado pela emoção, não democrático, não produtivo, entre outras", diz Jessé, que denominou esse fenômeno de "personalismo" e classificando-o como "uma das três mentiras contadas pela elite sobre quem o brasileiro é".

Jessé Souza - Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanha), o convidado é professor da Universidade Federal do ABC. Jessé Souza é autor de 27 livros, incluindo "A ralé brasileira: quem é e como vive" (2009), "A tolice da inteligência brasileira" (2015) e "A radiografia do golpe" (2016). Ele também foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) entre 2015 e 2016, Souza coordenou pesquisas de amplitude nacional sobre classes e desigualdade social.

Solenidade - O evento contou com a presença do reitor da UEL, Sérgio Carvalho, Diretor do Centro de Letras e Ciências Humanas, Ronaldo Baltar, coordenador do Projeto de Extensão - Práxis, professor Fábio Lanza, jornalista Reinaldo Zanardi, representante do Coletivo Cidadania Brasileira, Luara Scalassara, além de representantes de organizações dos trabalhadores e demais convidados.

17h29 Reitoria divulga nova data de debate sobre Lei Geral das Universidades
  16h58 Estudantes participam de aula prática em canteiro de hortaliças
  16h00 Professora da UEL recebe prêmio nacional por pesquisa sobre jovens e o tráfico de drogas
  15h47 Pesquisas da UEL são selecionadas pelo Programa Sinapse da Inovação